Marca de arroz foi proibida pela Anvisa e deixou todos chocados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição de venda de uma famosa marca de arroz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sempre que alguma empresa reprova nas medidas de segurança do órgão, seu produto é arrancado das prateleiras e foi justamente isso que aconteceu com a marca de arroz. Ela precisou ser removida dos supermercados após um decreto da Anvisa. A notícia caiu como uma bomba no colo dos consumidores.
A medida foi tomada pela Anvisa em 2017, conforme uma matéria do G1. Na ocasião, a agência proibiu a venda e distribuição de um lote de arroz da marca Favorito por conter “excrementos de roedor, pelos de roedor inteiros e fragmentados, fragmentos de insetos e larvas de insetos inteiras”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, o Centro de Laboratório Regional – Instituto Adolfo Lutz Campinas III detectou as substâncias em amostras do arroz longo fino tipo 1, do lote 00204, válido até 25 de fevereiro de 2017. Na época, a Anvisa teve que intervir e pediu que a empresa fizesse o recolhimento dos estoques.
Qual marca e queijo foi proibida pela agência?
De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 71, publicada em 01/01/2023, fica proibido a distribuição, comercialização e uso de todos os lotes dos produtos: Queijo Coalho Desidratado e Queijo Provolone Desidratado, ambos da marca Kanastra Real, fabricados por empresa desconhecida.
A medida foi motivada considerando a interdição cautelar NGC SUBVS-SVSDVAA-MG nº.57577225/2022 dos produtos em questão, por não terem registro nos órgãos da agricultura competentes e também pelo fato de não veicular informação que possibilite a identificação adequada do produtor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso configura falsificação, já que os rótulos dos produtos contém informações falsas: Produzido por Fazenda Ouro Verde, Serra do Salitre, Minas Gerais, CEP “38.789-00” (CEP falta um dígito). Vale lembrar que hoje em dia o queijo é fabricado normalmente. As informações são da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.