A autarquia proibiu a comercialização de queijo amado pelas donas de casa e que faz sucesso entre os consumidores pelo seu incrível gosto, mas que apresentou riscos a saúde humana
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão regulador e fiscalizador do Brasil. Possui como principal objetivo garantir a segurança alimentar e sanitária da população brasileira. Dessa vez, a autarquia proibiu a venda de marca de queijo famosa.
O produto apreciado pelas donas de cada por sua acessibilidade e sabor tradicional, foi submetido a uma série de testes que identificaram a presença de bactérias prejudiciais à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O queijo não é apenas um alimento comum nas mesas dos brasileiros, mas também um elemento cultural que integra a identidade gastronômica do país. Ainda, além de estar presentes em diversas refeições, o alimento também é rico em proteínas, que causam bem estar a saúde humana.
Por isso, a decisão da Anvisa de proibir a venda, distribuição e uso do Queijo Minas Artesanal marca Do Serro, produzido pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro Ltda, foi inesperada para todos.
A medida ocorreu depois da própria cooperativa realizar o recolhimento voluntário do produto ao serem encontrados resultados insatisfatórios em análises microbiológicas, que detectaram a presença de Salmonella no lote 19205. O queijo, embalado em polietileno à vácuo nas versões de 400 e 800 gramas, tem validades de 01/07/2024 a 01/08/2024. A decisão, publicada no site da ANVISA em 06/05/2024, visa proteger a saúde dos consumidores e evitar surtos de contaminação alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Ministério da Saúde, a Salmonella é uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar. Em contrapartida, alguns casos raros, pode resultar em infecções graves e até mesmo morte.
Veja os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide):
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
- Diarreia;
- Vômitos;
- Febre moderada;
- Dor abdominal;
- Mal-estar geral;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Calafrios.
A empresa responsável pelo produto, recolheu de forma voluntaria os produtos com as seguintes datas de validade:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 01/07/2024;
- 04/07/2024;
- 07/07/2024;
- 10/07/2024;
- 16/07/2024;
- 18/07/2024;
- 21/07/2024;
- 23/07/2024;
- 25/07/2024;
- 28/07/2024;
- 30/07/2024;
- 01/08/2024.
Estabelecida em 29 de janeiro de 1964, a Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro, conhecida como CooperSerro, tem uma história de êxito, desempenhando um papel na transformação financeira, social e econômica da região do Serro, garantindo a disponibilidade de produtos de alta qualidade para seus cosumidores.
A publicação ocorreu em 06 de maio de 2024. A suspensão mencionada se refere apenas a um lote específico, conforme determinação do órgão de fiscalização. Conforme apurou o TV FOCO, a empresa continua normalmente e vendendo seus produtos.
Até o momento, não foram divulgados comunicados oficiais nem declarações da empresa sobre o incidente, no entanto, permanece aberta a possibilidade para que a companhia apresente sua versão dos acontecimentos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal.
O órgão fiscalizador está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.