Proibição
Pode te deixar CEGO: Anvisa acaba de fazer comunicado sobre PROIBIÇÃO de produto queridinho das farmácias
18/09/2023 às 17h56
Anvisa acaba de fazer comunicado urgente sobre proibição de produto queridinho nas farmácias
Produto amado pelas farmácias está sendo investigado pela Anvisa que está fazendo uma controle minucioso sobre os riscos que esse produto pode cometer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cegueiras temporários fizeram com que pessoas denunciassem esses produtos e fez com que a Anvisa fiscalizasse de perto o ocorrido.
Para contextualizar, em janeiro deste ano, segundo matéria publicada pela Agência Brasil, a Anvisa anunciou a restrição e o recolhimento de pomadas capilares para modelar tranças. Ao todo, 11 pomadas modeladoras ficaram com as vendas restritas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os relatos e denúncias de pessoas que já usaram e até de profissionais, são de coceira e vermelhidão nos olhos, irritação na pele, inflamação no folículo capilar e até cegueira provisória.
Há casos em que o uso reiterado da pomada pode levar ao entupimento do folículo e à queda do cabelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
APÓS 8 MESES, COMO ESTÁ A SITUAÇÃO?
Segundo informações do Jornal O Globo, na semana passa a Anvisa entregou novas regras para regularização, comercialização e uso de pomadas capilares.
As condições são temporárias e tratam sobre requisitos para circulação dos produtos e advertências às fabricantes. Segundo a resolução, a regularização de novos produtos cosméticos destinados a fixar ou trançar o cabelo se dará mediante registro desde que a forma física declarada seja “pomada” e/ou contenham o termo “pomada”, mesmo que em outros idiomas, no nome.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Beneficiários do Bolsa Família comemoram presente de NATAL com duas parcelas de R$ 600 até 24/12
A embalagem deve conter indicação de modo de uso e orientações sobre possíveis riscos. Além dessas orientações, a Anvisa deixou como obrigatória a formulação com a concentração inferior a 20% de álcoois etoxilados, avaliação de segurança cutânea e ocular, avaliação da empresa titular atestando a segurança da pomada, cópia da licença sanitária vigente e outros documentos.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]