EITA

Pelo de rato, mosca e barata: Anvisa aceita e alimentos dos mercados trazem surpresinha terrível

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa permite que determinadas ‘sujeiras’ estejam nos alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos. A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.

Conforme informações do portal ‘UOL’, a legislação brasileira tolera a presença de pelo de ratos, pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais nos alimentos industrializados, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem determina este limite é o RDC-14, um conjunto de leis criado em 2014 que determina quanta “sujeira” é aceita num alimento sem que isso cause problemas de saúde para o consumidor. Ela estabelece uma quantidade máxima para matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em comidas e bebidas, conferida pela Anvisa.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Nessa resolução da Anvisa diz quantos fragmentos, ou seja, partes visíveis ou não a olho nu, de matéria estranha ou sujeira (insetos, excrementos, animais e pelos) pode haver no alimento. Antes, não havia regulamentação para os limites de tolerância. Dessa forma, os alimentos industrializados trazem essa surpresinha terrível para os consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Ingrid Schmidt-Hebbel, coordenadora do Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac-Santo Amaro e especialista em legislação, “Os fragmentos podem ser macros ou microscópicos. Ou seja, podemos encontrar um pelo de rato inteiro ou em fragmentos tão pequenos que não seja possível visualizá-los a olho nu”

Qual o tanto de matéria estranha pode ser encontrada nos alimentos?

Para se ter uma ideia, 100 gramas de molho de tomate podem ter até dez fragmentos de insetos (como formigas e moscas) e/ou um fragmento de pelo de roedor. Pelos de rato também são toleráveis em frutas desidratadas (1 em cada 225 g de uva passa), chás (2 em cada 25 g), especiarias (1 em cada 50 g de pimenta do reino) e achocolatados (1 em cada 100 gramas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile