Interdição
Carne contaminada e produto podre: Anvisa interdita açougue e mercado às pressas e denúncia em jornal da Globo
15/07/2024 às 14h45
Saiba tudo sobre a Anvisa interditando açougue e mercado às pressas, com carne contaminada e produto podre nos locais
A Anvisa cumpriu o seu dever em proteger a população e os consumidores de riscos à saúde, com uma interdição contra um açougue e um mercado, com graves acusações que poderiam trazer sérias complicações, com até mesmo uma denúncia feita em um jornal da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do site “g1.globo.com”, o qual informou no dia 22 de junho deste ano, que o Supermercado Sarandi, localizado na Zona Norte de Porto Alegre, foi interditado pelo Procon, que seguiu as mesmas normas da Anvisa, com condições péssimas de armazenamento de alimentos.
O diretor do Procon, Rafael Gonçalves, deu mais detalhes do mercado após uma inspeção, afirmando:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Caixas de leite úmidas e caindo o fundo, latas enferrujadas, o rótulo dos produtos praticamente quase todos esfarelados, as carnes em condição bem precária também”, ressaltou o diretor.
E continuou: “O teto estava desabando tanto na parte dos clientes como ao fundo. Os funcionários do açougue e da padaria trabalhavam embaixo de goteiras e com o chão totalmente alagado”, alertou Rafael.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o supermercado, que não se pronunciou sobre o caso, recebeu um prazo de 5 dias para corrigir as irregularidades, com o diretor afirmando: “Eles se comprometeram em trabalhar dia e noite, inclusive no fim de semana, para arrumar a estrutura do mercado”, concluiu ele.
E não para por aí, pois, com dados do dia 06 deste mês, o Procon/MS apreendeu mais de 1,5 toneladas de produtos podres e carnes sem licença sanitária, em um açougue na cidade de Angélica, região sudeste de Mato Grosso do Sul, acusações graves que poderiam causar problemas de saúde.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
● Atenção, mulheres 45+: ANVISA acaba de proibir progressiva nº1 após risco de câncer
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
De acordo com a fonte, diversas carnes foram descartadas e jogadas no lixo, além de alimentos como leite, temperos, molhos, farinhas, pães, chocolates e bebidas, e mel falsificados, todos fora da validade, infringindo várias leis da vigilância sanitária.
O açougue, que não teve o nome revelado e não se pronunciou sobre o ocorrido, precisou ser interditado, e os proprietários terão 20 dias para apresentar a sua defesa, correndo o risco de receberem diversas multas, por causa dos perigos contra a saúde dos consumidores.
Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação.
Autor(a):
Rafael Silva
Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]