A Anvisa tomou medida urgente contra empresas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, vamos falar da Bauducco e de uma famosa rede de supermercados.
De acordo com o portal Metro1, a Vigilância Sanitária encontrou graves irregularidades contra 16 lojas do supermercado Hiperideal em Salvador. Tudo foi noticiado após o Ministério Público, por meio da promotora de Justiça, Joseane Suzart, ajuizar uma ação civil pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Proibição da ANVISA: Duas marcas amadas pelo Brasil são denunciadas e podem estar no seu armário AGORA
No processo, a promotora pede em caráter liminar que a Justiça obrigue a rede de supermercados a cumprir as normas que regem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a não voltar a cometer as irregularidades destacadas pelas vistorias do órgão de fiscalização.
De acordo com a Anvisa, as 16 unidades da rede supermercadista tiveram problemas referentes à falta de salubridade, limpeza e higiene durante o armazenamento (estoque) e comércio de gêneros alimentícios; assim como a falta de estruturas devidamente protegidas contra situações de incêndio e pânico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Bauducco (fabricante de produtos alimentícios e bebidas) também foi mencionada no processo, por ser condizente com uma vasta lista de irregularidades sanitárias, após ser encontradas larvas nos alimentos produzidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Contran aprova 3 viradas em lei de trânsito dos pedágios e atinge em cheio motoristas em 2025
● Revelação sórdida sobre o casal Nardoni entrega quebra-pau antes do assassinato de Isabella: “Sangrava”
● Decreto da Receita Federal: Nova lei do PIX em vigor traz 1 alerta para trabalhadores fugirem da Malha Fina
A empresa foi notificada em uma das unidades, após um cliente relatar que comprou um pão de forma da marca, mas o mesmo continha larvas dentro do alimento, o que foi comprovado por uma perícia técnica realizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante dos fatos e provas, a juíza solicitou que a Bauducco pagasse o pagamento por danos morais coletivos em razão de possuir responsabilidade, objetiva e solidária, pela fabricados dos alimentos.
MAIS RELATOS?
Essa não é a primeira vez que larvas são encontradas em produtos da marca Bauducco de acordo com informações do portal IG. Em uma rápida pesquisa nas páginas de busca da web é possível ver que outros consumidores já relataram o mesmo problema em outros alimentos da marca.
No site do Reclame Aqui, as queixas também surgem de diversas partes do país. Procurada pela equipe do Brasil Econômico, a Bauducco se pronunciou em alguns casos e emitiu a seguinte nota.
“A Pandurata Alimentos, detentora da marca Cereale, reforça seu comprometimento com a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus consumidores”, informou em nota sobre a empresa que controla biscoitos da Bauducco.
A resposta da empresa foi referente a uma reclamação feita pelo advogado Madson Aquino, que foi surpreendido em 2019 quando ia consumir os biscoitos Bauducco, que tinha comprado horas antes.
Furioso, Madson, que mora em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, resolveu registrar a situação e gravou um vídeo. “É inacreditável como eles [Bauducco] podem fazer uma coisa dessas com o consumidor”, detonou enquanto mostrava as embalagens com larvas.
A Anvisa segue com o seu compromisso de fiscalizar os produtos e remédios que estão disponíveis para a população e se torna ferramenta importante de defesa e na luta pelo consumidor.