3 marcas presentes nas prateleiras dos supermercados em todo país acabaram tomando uma severa proibição da ANVISA após denúncia e empresa decide se manifestar após o ocorrido
O leite, bem como seus derivados, está presente na mesa de muitas famílias brasileiras. Além de ser uma bebida saborosa e base para grande parte de nossas receitas, o leite é considerado um dos alimentos mais completos e ricos que existem em nossa alimentação diária.
Até porque ele é uma grande fonte de proteínas, vitaminas e cálcio e o seu consumo oferece benefícios para a saúde de adultos, idosos e principalmente de crianças em fase inicial. Inclusive quando falamos em marca, não podemos ignorar o fato de que muitas delas são referências para consumidores que não dispensam o consumo desse tipo de alimento por nada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, ao longo dos anos, algumas marcas de leite, acabaram dando um “tchau” para as prateleiras dos supermercados após sofrer intervenções da ANVISA diante de situações perigosas envolvendo o seu processo de fabricação.
Como ocorreu no dia 15 de junho de 2023, quando a autarquia baixou um decreto IMEDIATO contra 3 marcas de leite, pertencente a linha tradicional Natville, produzida pela gigante sergipana Laticínios Santa Maria Ltda, conforme informações divulgadas pelo site da Prefeitura de Maceió.
O trio atingido pela proibição:
Os 3 produtos atingidos pela medida foram:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Leite UHT integral Natville, embalagem de 1 litro, fabricado fora dos padrões regulamentares.
- Leite UHT desnatado Natville, embalagem de 1 litro.
- Soro de leite em pó Natville parcialmente desmineralizado de 40%, embalado em sacos de 25 kg.
TODOS eles correspondiam às datas de janeiro a maio de 2023, cujos quais tiveram o recolhimento voluntário*, após a devida comprovação da falta de garantia de boa fabricação.
(*Quando conduzido direta e preventivamente pela empresa que, ciente do risco revelado por seu produto, deve imediatamente comunicar a necessidade de seu recolhimento à Anvisa)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Tal comprovação representou graves riscos por contaminação entre outros fatores preocupantes à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Operação de apreensão em massa:
Fora isso, após essa determinação da ANVISA contra tais lotes da Natville, outras apreensões ocorreram em massa, em todo o território nacional e a medida foi executada em todos os estabelecimentos que não obedeceram às determinações de recolhimento voluntário e que ainda insistiam em vender esses mesmos produtos.
Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, deu a seguinte declaração na época a fim de esclarecer o motivo da apreensão, na época:
“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu
Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”
Durante a fiscalização, também ocorreu uma interdição cautelar de mais 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição.
A vistoria ocorreu no bairro do Trapiche e, além da apreensão, a equipe da Visa Maceió orientou o estabelecimento sobre a importância da proibição da comercialização do produto inadequado para consumo bem como a conscientização sobre os malefícios que isso pode causar.
Ainda de acordo com o site da Prefeitura de Maceió, no fim do mês de julho, entre os dias 25 a 26, a Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, durante fiscalização de rotina, 1.916 litros de leite da marca Natville em um estabelecimento comercial da parte baixa da capital.
O produto recolhido estava inadequado para o consumo e o objetivo da apreensão foi evitar riscos à saúde dos consumidores.
Manifestação da empresa e situação atual!
Vale destacar que, EM SEU SITE OFICIAL, a marca emitiu um COMUNICADO OFICIAL, aonde esclarece o ocorrido e reafirma seu compromisso em manter a qualidade e segurança na fabricação dos seus produtos, como podem ver na imagem abaixo:
De acordo com uma apuração feita pelo TV Foco, a marca Natville não apenas regularizou a sua situação como VOLTOU A SER COMERCIALIZADA NOVAMENTE. Conforme mencionado ao longo do texto, a situação atingiu LOTES ESPECÍFICOS da marca.
Veja o comunicado na íntegra abaixo:
“Em respeito aos seus clientes e consumidores, a Natville informa que vem tomando as providências para corrigir as inconsistências apontadas pela Anvisa e comunica que todas as suas fábricas estão funcionando plenamente e em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura.
Esclarecemos que as inconsistências decorreram de operações num setor novo na unidade de Nossa Senhora da Glória (SE), que estava em fase de licenciamento. Porém, neste momento a empresa opera plenamente regulamentada.
Prosseguimos com recolhimentos de lotes de LEITE UHT INTEGRAL e DESNATADO, exclusivamente referentes ao SIF 2669, e que foram fabricados entre janeiro e maio de 2023. Esta ação segue o plano de RECALL descrito no Programa de Autocontrole Rastreabilidade e Recolhimento -PAC 12 que atende os critérios da Resolução RDC 655/2022 da ANVISA”
Quais riscos tem em consumir leites em situação de risco quanto a sua fabricação?
Vale dizer os problemas e riscos apresentados pela resolução que afetou a Natville na época poderiam culminar em complicações gastrointestinais e até mesmo consequências mais graves, como uma intoxicação alimentar.
De acordo com a nutricionista Gisela Peres, consumir leites nessas situações podem causar uma irritação gástrica e até gastroenterite bacteriana severa*
(*intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela)
Importância da Natville:
A Natville, é uma empresa com sede no município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, que nasceu ainda no ano de 1996.
Liderada pela empresária Janea Maria Mota Santos Dantas, a Natville (Laticínio Santa Maria Ldta) é responsável, hoje, pelo suprimento de laticínios de todo o Nordeste e alguns já na região Sudeste.
Em 2022, a Natville, que já tem uma unidade no município de União de Palmares desde 2021 e produz atualmente 150 mil litros de leite/dia, anunciou uma ampliação para a produção de 400 mil litros/dia com a instalação da fábrica no município de Batalha.
Entre os produtos fabricados pela empresa estão manteiga, requeijão, leite desnatado e integral, soro de leite em pó, queijos e bebidas lácteas.