Anvisa decreta retirada urgente de marca de chocolate das prateleiras dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por regular e fiscalizar diversos produtos e serviços relacionados à saúde. Dessa vez, vamos falar sobre a proibição cravada pela autarquia contra uma marca famosa de chocolate devido à presença de chumbo e metal no produto. O mesmo, teve de ser retirado às pressas dos mercados mediante decreto da agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 24 de julho de 2024, segundo o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou mediante uma publicação no Diário Oficial da União (DOU), a proibição contra uma marca popular de chocolates. A motivação da proibição se deu levando em conta presença de substâncias que podem causar grandes riscos à saúde.
Vale dizer que, o chocolate é um grande amante dos brasileiros. Amargo, ao leite, com castanhas, branco, se tem chocolate, a chance de ser ótimo é grande. O alimento a base de cacau pode ser consumido de diversas formas e é muito querido nosso país. No entanto, a marca que citaremos precisou ser retirada às pressas dos mercados devido ameaça a saúde pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lote 09/23 do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco foram arrancados dos mercados pela Anvisa. A decisão foi tomada devido aos resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, conforme o laudo de análise emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz.
Situação atual da marca e do produto
Como o problema foi causado de forma pontual em lotes específicos do produto, os demais alimentos da empresa não sofreram nenhuma interferência da Anvisa, dessa forma, mantendo sua plena atuação no mercado. Vale destacar que, até o momento, não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa, lembrando que o espaço permanece em aberto para manifestações sobre o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais os riscos à saúde o Cádmio e o Chumbo podem oferecer?
O cádmio e o chumbo são metais pesados que podem ser encontrados em alimentos devido à contaminação ambiental, industrial e agrícola. O cádmio é liberado no meio ambiente principalmente por meio de atividades industriais, como mineração e produção de baterias, e pode se acumular em alimentos como grãos, vegetais de folhas verdes e frutos-do-mar.
Já o chumbo pode estar presente em alimentos devido à poluição do ar, solo e água, além de ser encontrado em algumas práticas agrícolas, como o uso de tintas à base de chumbo em estruturas de armazenamento de água. Segundo o portal ‘BVS’, o elemento produz efeitos deletérios no sistema nervoso central e periférico, gerando alterações de comportamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Além de danos aos rins, efeitos adversos no desenvolvimento infantil e aumento do risco de doenças cardiovasculares. E em casos mais graves, os danos cerebrais e renais podem levar à morte. Sendo assim, a exposição a esses metais pode representar riscos à saúde, causando sérios problemas à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denúncia na Anvisa?
Para fazer uma denúncia à Anvisa, siga estes passos:
- Acesse o site da Anvisa: Visite o site oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em www.gov.br/anvisa.
- Localize a seção de “Fale Conosco” ou “Canal de Denúncias”: Geralmente, há uma seção específica para denúncias no site da Anvisa. Então procure por opções como “Denúncias”, “Canal de Atendimento” ou “Fale Conosco”.
- Preencha o formulário de denúncia: Você provavelmente encontrará um formulário online para preencher com suas informações e detalhes da denúncia. No entanto, forneça o máximo de informações possível, incluindo detalhes sobre o problema, produtos envolvidos, empresas ou estabelecimentos relacionados, e qualquer outra informação relevante.
- Anexe evidências, se possível: Se você tiver documentos, fotos, vídeos ou outros tipos de evidências que comprovem sua denúncia, anexe-os ao formulário. Porém, isso pode ajudar a Anvisa a investigar o caso de forma mais eficaz.
- Envie sua denúncia: Após preencher o formulário e anexar as evidências, envie sua denúncia seguindo as instruções fornecidas no site da Anvisa. Contudo, dependendo do tipo de denúncia, você pode receber um número de protocolo para acompanhar o progresso da investigação.
Além do formulário online, você também pode fazer uma denúncia à Anvisa por telefone, através da Central de Atendimento no número 0800 642 9782.