A Anvisa acaba de proibir a comercialização da substância melatonina para crianças e adolescentes das farmácias
Um produto importante para crianças e adolescentes deixará as prateleiras de farmácias nos próximos dias. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a retirada do suplemento alimentar Melatonina de circulação com urgência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o jornal O Dia, a proibição ocorreu principalmente em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A agência proibiu a fabricação, a venda, a distribuição e a propaganda do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, na última quinta-feira (24).
O produto é vendido para regular o sono de crianças e adolescentes, mas a Anvisa determinou que não existe segurança de uso comprovado para esses públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além desse público, a melatonina também não deve ser administrado a gestantes e lactantes, sendo seu uso restrito apenas para adultos acima de 19 anos, com concentração de 0,21 mg por dia.
DETERMINAÇÃO DA ANVISA
A Anvisa definiu essas definições como propaganda irregular. “A agência alerta que não há aprovação de qualquer indicação para sono, humor, concentração, entre outras, para suplementos alimentares à base de melatonina. Qualquer propaganda ou rótulo que traga esse tipo de alegação está irregular, de acordo com a legislação sanitária brasileira”, continua o ente regulador.
O QUE É MELATONINA?
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, a melatonina é um hormônio, produzido naturalmente pelo corpo, é responsável por estimular o sono, mas sua liberação pode ser reduzida com o passar dos anos. O uso de suplementos alimentares com a substância deve ser administrado sob orientação médica, apenas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE