Risco: Anvisa arranca produto que você ama dar aos seus filhos
A Anvisa se viu obrigada a arrancar um produto dos supermercados, que você ama dar para os seus filhos, por conta de risco de contaminação, e você precisa saber se está com ele nos armários da cozinha.
A vigilância sanitária é a principal responsável por realizar a averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até a comercialização, e quando identificam algum problema ou erro, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Vigilância Sanitária Estado de Santa Catarina’, a Anvisa informou, na última segunda-feira (11), que realizou uma publicação da resolução N° 3.429, do dia 8 de setembro de 2023, a retirada de um chocolate em pó famoso dos mercados.
Trata-se do Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA, CNPJ nº 14.766.374/0001-27, especificamente do lote n° 210323.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência informou que tomou essa medida após considerar o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio da pesquisa realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
O cádmio pode ser muito perigoso para a saúde humana, pois quando estiver em uma exposição longa com esse metal, pode causar problemas ósseos e renais, além de ser um potencial carcinogênico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta do excesso dessa substância, a marca Guimarães teve o seu lote interditado pela Anvisa. Vale lembrar que a proibição vale apenas para o lote citado, e todos os outros produtos da empresa seguem sua comercialização normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa, a principal responsável pela averiguação de todos os produtos comercializados, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.