O QUE ROLOU?!

ANVISA baixa decreto contra carne nº1 por grave contaminação e risco de morte

Lote de carne foram proibidos pela ANVISA após grave risco (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/ANVISA/Freepik)

Lote de carne foram proibidos pela ANVISA após grave risco (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/ANVISA/Freepik)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA emite proibição contra lotes de marca de carne vista como nº 1 na escolha de muitas donas de casa após grave risco de contaminação

Ao nos dirigirmos ao supermercado para comprar alimentos precisamos sempre estar atentos quanto à qualidade dos produtos que escolhemos, ainda mais quando se trata daqueles que ficam nos setores de carnes, frios e congelados.

Apenas para contextualizar, conforme dados do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), ingerir carnes, congelados e afins com a data de validade vencida ou em condições impróprias para consumo podem culminar em consequências como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proibida pela ANVISA

Inclusive, a equipe especializada em fiscalização e serviços da ANVISA, constatou por meio de boletins da autarquia que no dia 29 de setembro de 2024, foi emitido uma proibição de comercialização para alguns lotes de carne bovina de uma das marcas mais populares entre os consumidores brasileiros.

Trata-se a Best Beef, pertencente ao Frigorífico Silva Indústria e Comércio. A medida foi tomada após a detecção de Clostridium perfringens e Escherichia coli no produto e resolução:

A motivação da proibição foi a contaminação por duas bactérias extremamente perigosas à saúde, a Clostridium perfringens e Escherichia coli.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, essa medida foi tomada por uma iniciativa da própria empresa, cuja qual detectou o problema e emitiu um decreto de recolhimento voluntário, fazendo com que todos os produtos correspondente ao lote mencionado fosse devidamente retirado de circulação.

Riscos das bactérias detectadas:

A Clostridium perfringens é uma bactéria anaeróbica (vive em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio) e é comumente encontrada em carne crua, aves e produtos preparados inadequadamente. Ela causa intoxicação alimentar por meio de toxinas que afetam o trato intestinal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A contaminação por C. perfringens resulta em sintomas como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Normalmente, os sintomas aparecem de 6 a 24 horas após a ingestão de alimentos contaminados.

Embora a infecção geralmente não seja fatal em adultos saudáveis, para crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, a infecção pode causar sérios riscos de morte.

Em casos de super crescimento bacteriano ou produção excessiva de toxinas, a bactéria pode causar uma condição chamada “gangrena gasosa” (casos de ferimentos contaminados), a qual é extremamente perigosa e muitas vezes fatal se não for tratada rapidamente.

Escherichia coli (E. coli)

Já a E. coli é uma bactéria que normalmente vive no intestino de humanos e animais. Sua contaminação pode causar:

Em casos severos, a infecção pode levar à Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU), uma condição grave que compromete a função renal.

Ela ainda pode levar a falência renal, danos no sistema nervoso e morte, especialmente em crianças pequenas e idosos.

Em suma, a síndrome ocorre quando as toxinas liberadas pela bactéria destroem os glóbulos vermelhos, obstruindo pequenos vasos sanguíneos e levando à insuficiência renal.

Situação da empresa

Importante ressaltar que a proibição impacta somente os lotes listados, e a marca Best Beef permanece ativa no mercado.

Além disso, em suas redes sociais, a empresa reforça o compromisso com a qualidade dos produtos, embora ainda não tenha emitido uma declaração específica sobre o incidente.

A Best Beef, que possui mais de 38 mil seguidores nas redes, continua a publicar informações sobre seus produtos e garantir o padrão de qualidade.

Rede social ativa da Best Beef (Foto Reprodução/Instagram)

A importância da Best Beef no mercado

A marca Best Beef surgiu como uma iniciativa do Frigorífico Silva na década de 1990. Fundado por Ivon Silva na cidade de Rio Grande, em 1972.

No entanto, o frigorífico expandiu suas operações nas décadas seguintes, até se consolidar com a certificação da carne Hereford nos anos 2000.

Atualmente, a Best Beef exporta para mais de 70 países e fornece grandes quantidades de carne, principalmente ao Uruguai.

Como prevenir a contaminação de bactérias?

Entretanto, apesar dos riscos, você pode evitar a contaminação tomando algumas medidas como:

Por fim, manter a vigilância alimentar e o controle de qualidade são cruciais para prevenir surtos e proteger a saúde pública contra os perigos dessas bactérias.

Mas, se você quiser saber mais sobre as proibições da ANVISA e demais medidas, clique aqui*

Considerações finais:

Em síntese, a ANVISA proibiu a venda de alguns lotes da marca de carne Best Beef devido à contaminação por bactérias perigosas à saúde, como a Clostridium perfringens e a Escherichia coli.

Porém, a empresa identificou o problema e, por iniciativa própria, recolheu os produtos contaminados.

Mesmo porque a contaminação por essas bactérias pode causar sérias doenças, como intoxicação alimentar, diarreia sanguinolenta e, em casos graves, até a morte.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile