URGENTE!
“É necessário”: ANVISA baixa decreto e proíbe planta nº1 das donas de casa 50+ em alimentos em 2025
04/04/2025 às 14h30

Tudo o que você precisa saber sobre o novo decreto da Anvisa atingindo planta popular em alimentos das donas de casa
Antes de mais nada, é muito importante destacar que o principal objetivo da Anvisa é proteger a saúde da população, regulando e fiscalizando produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a agência garante a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros, promovendo o controle sanitário e contribuindo para a melhoria das condições de vida no Brasil.
Dessa forma, nesta sexta-feira, dia 4, vocês saberão tudo sobre o novo decreto da Anvisa, que acaba proibindo a planta número 1 usada pelas donas de casa de 50 anos ou mais em alimentos em 2025 e vocês saberão de todos os detalhes agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal CNNN Brasil, a Anvisa acabou proibindo a venda de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis. Antes de explicar mais sobre o assunto, ressaltamos que a medida não afeta a venda da planta IN NATURA.

Entenda
Conforme a fonte, a Anvisa acabou publicando uma resolução que proíbe a venda, distribuição e fabricação de suplementos alimentares que levem ora-pro-nóbis em sua composição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alimentos podres: Vigilância Sanitária interdita mercado nº1 de Campinas, SP, e decreta prisão do dono
● Atenção, donas de casa: ANVISA baixa o facão e proíbe chocolate nº1 após grave descoberta em 2025
● Frango infestado de larvas: Descoberta aterrorizante aciona a Vigilância Sanitária às pressas no Paraná, PR
Dessa forma, até segunda ordem, as empresas também estão proibidas de fazer propagandas sobre o uso da planta.
“Para que um ingrediente específico seja autorizado como suplemento alimentar é necessário que o constituinte em questão passe por avaliação de segurança e eficácia, que comprove de forma científica que o produto seja fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano. Esta avaliação de segurança e eficácia deve ser apresentada pelas empresas interessadas em comercializar o produto”, diz a Anvisa.
Ainda por meio do seu comunicado, a Anvisa diz que: “suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças”, pontua.
O que é a ora-pro-nóbis?
Por ser um nome bastante desconhecido, muita gente não sabe, mas a Ora Pro Nóbis é (Pereskia aculeata) é uma planta trepadeira, espinhosa e comestível. Dessa forma, acaba sendo muito conhecida por suas propriedades medicinais e nutricionais.
De acordo com informações do portal G1, a planta considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) e é rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio, vitaminas A e B3.
COMO FAZER UMA DENÚNCIA A ANVISA?
Para denunciar à Anvisa, acesse o site oficial e utilize o sistema Fala.BR. Informe detalhes como local, produto ou serviço irregular. Também é possível denunciar via telefone 0800 642 9782. A Anvisa encaminha a denúncia ao órgão responsável para investigação e possíveis ações sanitárias.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: