ALTO RISCO!
Contaminação: Anvisa joga duro, baixa facão e proíbe de forma imediata venda de leite amado infantil
16/07/2024 às 8h19
ANVISA proíbe de forma severa marca famosa de leite voltado ao público infantil e pais e mães ficaram em alerta com o perigo apresentado pela autarquia
O leite, bem como seus derivados, está presente na mesa de muitas famílias brasileiras. Mais do que apenas uma bebida saborosa, ele é considerado um dos alimentos mais completos que existem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até porque ele é fonte de proteínas, vitaminas e cálcio. Mais que isso, o seu consumo oferece benefícios para a saúde adultos e idosos e principalmente, de crianças em fase inicial.
Inclusive, apesar da OMS sempre colocar o aleitamento materno como prioridade na alimentação de bebês e crianças de até dois anos (no mínimo), algumas delas precisam se nutrir com os chamados “leites de fórmula”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, eles são as opções mais adequadas quando, por algum motivo, a mãe não pode amamentar.
Essas fórmulas costumam ser enriquecidas com nutrientes e vitaminas, cujas quais são importantes para o crescimento e desenvolvimento da criança. Porém, nem mesmo esse tipo de alimento está isento a tomar alguma advertência ou sofrer intervenções da ANVISA, ainda mais dada a sua importância e complexidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
6 lotes atingidos
Inclusive, de acordo com o portal Metrópoles, em janeiro deste ano de 2024, a ANVISA jogou duro e precisou intervir e “passou o facão” em 6 lotes de fórmula infantil em pó da Nutramigen LGG.
A proibição se deu após um comunicado da Food and Drug Administration (FDA), considerada a ANVISA do Estados Unidos, a respeito de um recolhimento que ocorreu por conta de uma possível contaminação pela bactéria Cronobacter Sakazakii. Os lotes atingidos foram:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
- ZL3FHG;
- ZL3FMH;
- ZL3FPE;
- ZL3FQD;
- ZL3FRW;
- ZL3FX
Posicionamento da Nutragimen LGG
Vale destacar que o fato se deu APENAS como uma medida preventiva, já que não foram identificados nenhum lote infectado nos que foram importados ao Brasil.
Apesar disso, identificaram lotes dos produtos importados para outros países da América, como Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, na América do Sul.
Sendo assim o alerta se fez necessário.
Segundo o Correio Braziliense, tanto a FDA como a Reckitt/Mead Johnson Nutrition, empresa responsável pela marca, afirmaram que : “Não foram identificados casos de infecções relacionados ao consumo dos respectivos lotes do produto’
Fora isso, o recolhimento NÃO abrange outros lotes da fórmula infantil.
Atualmente, as fórmulas infantis registradas na ANVISA da marca Nutramigen LGG possuem a seguinte denominação: “fórmula infantil de seguimento para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas especiais com restrição de lactose composta por proteína extensamente hidrolisada e pro biótico”
Importância da Mead Johnson do Brasil/Reckitt
A Mead Johnson se originou inicialmente em 1905 e há mais de 100 anos assume o compromisso em fornecer a todas as crianças o melhor inicio de vida, mesmo aqueles que nascem com doenças digestivas graves ou distúrbios metabólicos.
Segundo o portal da Enfamil, a empresa trabalha com essas crianças que são “uma num milhão” e com os seus pediatras a ideia de produzir fórmulas especiais destinadas às doenças metabólicas raras, tais como a doença do xarope de bordo na urina (MSUD), a fenilcetonúria ( PKU) e a tirosinemia.
Para isso ela conta com uma gama de laboratórios e centros dedicados à investigação e desenvolvimento que colocam a Mead Johnson Nutrition na primeira linha da ciência em nutrição infantil.
A Johnson Pediatric Nutrition Institute Mead (PNI) dispõe de centros nos Estados Unidos, México e China.
O PNI conecta a tecnologia e a investigação científica com os processos inovadores de fabrico e controle da qualidade para colocar à disposição dos bebés e das suas mães as fórmulas infantil e suplementos alimentares para crianças cada vez melhores.
A Mead Johnson segue os princípios da sua fundação e se transformou ao logo dos anos em uma empresa mundialmente conhecida com mais de 70 produtos em mais de 50 países.
Quais perigos apresentam a bactéria Cronobacter sakasakii?
De acordo com a ANVISA, a Cronobacter sakasakii é uma bactéria pertencente ao gênero Cronobacter spp. e pode causar infecções em humanos.
Ela atinge principalmente em recém-nascidos, neonatos de baixo peso (com menos de 2.500 gramas), imunocomprometidos e prematuros que necessitam de cuidados especiais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Segundo a ANVISA, esse grupo de bactérias pode afetar também indivíduos de outras faixas etárias, porém casos envolvendo adultos e crianças com idade superior a 12 meses são raros.
A forma clínica mais frequente da infecção por Cronobacter spp. é a meningite, podendo ocorrer outras complicações como:
- Enterocolite necrosante;
- Bacteremia;
- Septicemia
- Sequelas irreversíveis.
A taxa de mortalidade é elevada nos grupos de risco”, alerta a agência reguladora brasileira.
É válido alertar que o consumo desse tipo de fórmula é mais indicado sob orientação de um profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista, conforme orientado pela própria ANVISA.
O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os seis meses de vida.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.