NOVA LEI!
ANVISA baixa nova lei severa dos cosméticos e ordem na Boticário, Natura e+
10/09/2024 às 18h12
A ANVISA bateu o martelo e cravou uma lei avassaladora e que atinge em cheio as gigantes dos cosméticos no Brasil, como Boticário e Natura
Não restam dúvidas de que a Anvisa entra em cena como um dos principais órgãos no que se trata da qualidade final dos produtos. O órgão, vale lembrar, tem a finalidade de promover a proteção da saúde da população, realizando o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar na autarquia, dessa vez iremos tratar de uma nova lei severa dos cosméticos e ordem na Boticário, Natura e outras gigantes. Acontece que, segundo o portal ‘Agência Brasil’, uma resolução da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, traz um novo decreto de boas práticas as empresas que fabricam cosméticos.
Vale dizer que, o objetivo da norma garantir o aprimoramento do monitoramento e a segurança dos cosméticos permitidos no Brasil, garantindo que possíveis riscos à saúde sejam identificados e gerenciados de forma eficaz e em tempo hábil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Informações da fonte do último dia (04/09/2024), dão conta de que a resolução deve entrar em vigor nos próximos doze meses. Vale dizer que, a resolução da Anvisa usa o termo ‘cosmetovigilância’ para tratar da vigilância e monitoramento pós-comercialização (quando o produto chega às mãos dos consumidores) e pós-uso (após utilização pelos clientes).
Vale dizer ainda que, o monitoramento compreende as atividades de identificação, notificação, avaliação, investigação, monitoramento, comunicação e prevenção de reações adversas pelo uso de produtos cosméticos em condições normais ou razoavelmente previsíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A definição das responsabilidades das empresas como Boticário e Natura, criação de um sistema de cosmetovigilância eficaz, composto por no mínimo seis requisitos obrigatórios: coleta, avaliação, investigação e notificação de eventos graves, são considerados os principais pontos da resolução da ANVISA.
Dessa forma, gigantes como Boticário e Natura deverão indicar um profissional que será responsável pela cosmetovigilância, um prazo de notificação à Anvisa será definido, além da definição e implantação de medidas de redução dos riscos das empresas quando identificados os problemas com os produtos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Sem dúvidas, a nova lei chega como uma grande vitória aos consumidores de produtos estéticos. Afinal, quando maior a segurança, maior a confiabilidade em apostar naquele serviço.
Quais as maiores empresas de cosméticos do Brasil?
Confira a seguir as 5 maiores empresas de cosméticos do país:
- Natura Cosméticos;
- Grupo Boticário;
- L’Oréal Brasil;
- Reckitt Benckiser Industrial;
- Procter & Gamble.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]