Anvisa baixa proibição severa contra marca produtos amados e muito utilizados por milhares de brasileiros e essa é a situação
E a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) acaba de baixar proibição severa contra produtos de uma marca muito conhecida entre milhares de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proibição
De acordo com a Resolução publicada no Diário Oficial da União, no dia 30 de outubro de 2023, o órgão emitiu uma resolução a proibição afeta diretamente a venda de alguns dos suplementos alimentares da marca Fitoway.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Localizado em Tarumã, interior do estado de São Paulo, o Laboratório Fitoway é uma indústria no segmento de produtos naturais, nutracêuticos, suplementos alimentares e nutrição esportiva.
Suplementos alimentares (Foto Reprodução/Internet)A proibição ocorreu devido, tais produtos, possuírem na composição um componente não autorizado: O Sulfato de Zinco Heptahidratado Rhomicron.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a publicação, esse ingrediente não está de acordo com as regulamentações, e está presente nos produtos:
- Fitoway Clinical Colágeno Verisol
- Fitoway Clinical Zinco
- Testomil FTW
- Forever Liss Forever Hair
- Fitoway Clinical Vitaway Hair.
Segundo a própria ANVISA, a proibição visa garantir a segurança dos consumidores, pois o uso desse ingrediente específico, o “Sulfato de Zinco Heptahidratado Rhomicron” pode apresentar risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso a determinação foi que a empresa parasse de imediato com a a venda, distribuição e recolher esses produtos.
Sendo assim, essa medida fez parte dos esforços da Vigilância Sanitária para proteger a saúde pública e manter a qualidade dos suplementos alimentares no mercado brasileiro.
Qual foi a declaração da empresa sobre o ocorrido?
De acordo com o portal Abordagem Notícias, a empresa que pertence a Daniel Mencacci, se manifestou sobre o assunto, e foi prontamente atendida.
Veja abaixo a declaração na íntegra
“O que ocorreu foi que, por uma não conformidade na homologação de um lote do ingrediente sulfato de zinco, o laboratório fará o recall dos produtos que o contenham.
O fato foi o uso do ingrediente sulfato de zinco, cuja empresa fornecedora do ingrediente não possui em seu CNAE atividade da área de alimentos para consumo humano (possui CNAE relacionado a produtos químicos, alimentos para animais, adubos e fertilizantes e defensivos agrícolas) e não foi apresentado a licença sanitária, o que resultou na produção de produtos com desvio de qualidade.
Todos os produtos em que foram utilizados o respectivo lote serão retirados imediatamente de comercialização/consumo e enviados de volta ao endereço do fabricante.
Estamos aguardando a aprovação do comunicado de Recall pela ANVISA, e tão logo aprovado divulgaremos nas páginas eletrônicas e mídias sociais, conforme legislação vigente.
O Laboratório Fitoway reitera que a seriedade, a responsabilidade e o compromisso com a qualidade é rotina diária, sempre com o comprometimento em fabricar produtos de qualidade”.