Uma nova lei da Anvisa está deixando as grandes redes de supermercados em pânico
Carrefour, Assaí e demais redes atacadistas e de supermercados, além de farmácias terão que se adaptar com uma nova lei da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).
Para o terror de brasileiros, a Anvisa precisou interditar um produto muito querido devido ao risco de queimaduras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Substância fatal flagrada: Anvisa decreta retirada de 3 marcas de queijos populares dos mercados às pressas
Preocupada com a saúde dos brasileiros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária está sempre atenta ao que pode causar problemas.
Dessa vez, a proibição envolve um risco grave de um produto que se mal usado, pode ocasionar lesões graves na pele devido a queimaduras. A proibição em questão é para o álcool líquido 70%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época da pandemia da Covid-19, o órgão fiscalizador havia liberado o produto para ajudar a combater o vírus no país. No entanto, após o fim da crise sanitária mundial, a agência voltou a determinar a proibição do produto.
Os estabelecimentos e mercados tiveram até o dia 29 de abril de 2024 para acabar com os estoques. A partir de 30 de abril, o álcool 70% não pode mais ficar nas prateleiras do Carrefour, Assaí, entre outras redes de supermercados e farmácias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
QUAIS SÃO OS RISCOS?
A medida afetará diretamente os grandes supermercados e até as farmácias, caso ainda possuam o produto em estoque de acordo com informações do portal Conselho Federal de Farmácia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há 20 anos, a Anvisa havia barrado o álcool 70% líquido por ser mais inflamável, fato que pode provocar muitos acidentes domésticos.
O álcool 70% pode até gerar explosões, incêndios e queimaduras. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, quase 90% das explosões e acidentes domésticos ocorre por esse tipo de produto, com esse álcool 70%.
Porém, vale pontuar que a medida valerá apenas para o álcool líquido, o em gel e em spray 70% estão liberados pela Anvisa.
Quando for comprar esse produto, certifique-se de que a procedência seja confiável e caso for álcool líquido 70%, não compre, pois a Anvisa proibiu o seu uso e qualquer estabelecimento que esteja vendendo, está descumprindo uma ordem, comente uma grave infração.
COMO FUNCIONA A FISCALIZAÇÃO DA ANVISA?
As ações de fiscalização têm início a partir de denúncias, de queixas técnicas e de programas de monitoramento de acordo com informações do portal Brasil Escola.
Na fase inicial do processo de investigação são avaliadas as informações que foram apresentadas e, a depender do caso, solicitados mais subsídios para análise da equipe técnica especializada.
A inspeção possui o intuito de verificar e fazer cumprir os requisitos de Boas Práticas e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente aplicável aos estabelecimentos de Sangue, Tecidos e Células (STC), de forma a coibir práticas que possam apresentar riscos à saúde individual e coletiva.