A Anvisa (Vigilância Sanitária) acaba de baixar proibição em produto e listou uma série de irregularidades
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou uma medida extrema sobre uma marca que possui uma série de irregularidades em sua produção. O órgão emitiu uma nota explicando a proibição na última terça-feira (22).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida atinge uma empresa de Santa Catarina que sequer foi identificada pela agência. A marca vende o Chá Emagrecedor Forte – 37 ervas.
O rótulo/embalagem tem propagandas irregulares com alegações não permitidas, como emagrecimento, ansiedade, palpitação do coração, diurético, depurativo, diabetes, colesterol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, existe composição irregular com espécies vegetais não autorizadas para utilização em chás pela Anvisa. A medida foi publicada na RESOLUÇÃO-RE Nº 3.105, de 18 de agosto.
Em resumo, o órgão proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto Chá Emagrecedor Forte (Emagrecimento sem dieta – 37 Ervas). A medida também está no site da Prefeitura de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É possível encontrar o produto em alguns sites de varejo, como a Shopee, que chega a vender 3 tubos do chá por R$ 45,00. O produto também existe no Magazine Luiza, no Enjoei e em diversos anúncios do Facebook. Não existe nome da marca no rótulo e nenhum outro tipo de identificação da marca.
MAIS PROIBIÇÕES
Em 2022, a Anvisa proibiu cerca de 140 chás vendidos com a promessa de emagrecimento. De acordo com o g1, os produtos que constam da lista de proibições não tiveram sua segurança, eficácia e qualidade avaliados pela Anvisa e/ou foram comercializados de forma irregular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO CONSULTAR LISTA DE PROIBIÇÕES DA ANVISA?
É possível acompanhar uma lista atualizada mensalmente com as marcas dos chás emagrecedores que receberam proibição da Anvisa neste link. A agência procura atualizar a lista conforme as marcas realizam as avaliações que comprovem suas eficácias.