Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre fica em alerta quando encontra algum produto que não atenda as normas sanitárias e acaba entrando com um pedido de medida cautelar, barrando os mesmos dos supermercados
Vômito, febre e até diarreia são alguns dos sintomas que determinados lotes de produto populares podem causar nos consumidores. Por isso, a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) solicitou a proibição contra 3 marcas de manteiga, sal e +1 às pressas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A manteiga e o sal são produtos bastante populares e indispensáveis na despensa dos lares brasileiros. Outro produto popular trata-se do frango, uma mistura queridinha por muitos. Sendo assim, a proibição do órgão fiscalizador causa espanto. Fevereiro, maio e junho de 2024 foram emitidos os alertas.
A primeira proibição que iremos destacar trata-se de uma famosa marca de Sal Moido Refinado Iodado União. A mesma pertence à empresa Maranata Salineira do Brasil Ltda, que é uma das mais conhecidas e tradicionais do ramo de alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Gov da Anvisa, o órgão fiscalizador divulgou através da Resolução-RE nº 1.689, publicada no dia 06/05/2024. A mesma foi barrada após apresentar resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).
No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha. O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o site oficial da Maranata Salineira do Brasil Ltda, a empresa destaca que produz sal marinho de alta qualidade e pluralidade em minerais. Isso garante a mesma a atender todos os mercados, exportar para 4 continentes e comercializar mais de 1 milhão de toneladas ao ano. A empresa atua dede 2014 e segue inovando em seus produtos para apresentar aos brasileiros soluções saudáveis para o consumo de sal.
Apear disso, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
● Risco de danos ao intestino e anemia: ANVISA arranca farinha nº1 das prateleiras do Assaí, Atacadão e +
QUAL MARCA DE MANTEIGA FOI RETIRADA DOS SUPERMERCADOS PELA ANVISA?
No dia 24 de junho de 2024, a Anvisa também determinou a proibição da marca de Manteiga comum com sal registrado pela marca Coopernova. O lote afetado foi: N° 0009/3675, fabricados em 28/03/2024 e 05/04/2024. De acordo com o site oficial da Vigilância Sanitária no portal Gov, o motivo foi chocante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Manteiga não garante a pasteurização lenta do creme de leite e/ou creme de soro utilizado na produção de manteiga de primeira qualidade, manteiga comum e nata. Desse modo, o termo de suspensão provisória (cautelar) do Coordenação do 1º Serviço de Inspeção de Produtos de origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu o processo de fabricação.
A Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova), do Mato Grosso, é referência na indústria bovinocultura de leite, com a produção de queijos do tipo mussarela, prato, provolone, coalho, parmesão e outros derivados como manteiga, creme de leite, requeijão cremoso, doce de leite e bebidas lácteas de acordo com o site oficial da marca fundada em 1987.
Desse modo, o lote citado tratou-se de um caso isolado. Os demais produtos da marca seguem sendo comercializados normalmente, pois atendem aos padrões exigidos pela Anvisa. A empresa também segue a risca os padrões de qualidade e promove milhares de empregos.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL É O OUTRO PRODUTO POPULAR BARRADO PELO ÓRGÃO FISCALIZADOR?
A carne de frango é uma opção perfeita de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que conta com todos os aminoácidos essenciais que precisamos obter através da alimentação. É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros de acordo com informações do portal Gaucha ZH.
Sendo assim, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário feito pela própria empresa.
De acordo com o portal Gov da Anvisa, o lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões sanitários por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. A Escherichia coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, pneumonia (correndo o risco de deixar os pulmões parando), vômito, diarreia, febre e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.
O QUE DIZ A EMPRESA?
Claro que os sintomas podem ser mais graves em determinadas pessoas do que em outras, de acordo com o organismo de cada um. Portanto, a medida cautelar contra a substância fatal é importante, impedindo que os consumidores consumam o lote danificado.
A Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda segue comercializando o seus produtos normalmente, visto que apenas o lote citado foi barrado pela Anvisa. A empresa foi fundada em 2055 e atua no mercado de frangos abatidos, produzindo aves inteiras e de corte, sendo referência em sua área de atuação.
Conforme destacado no site da empresa, os congelados são produzidos em linha Food Service, Bandejas, Pacotes, Envelopados, Temperados, Interfolhados e Industrializados; onde as aves são criadas sob alto padrão para que cheguem com qualidade aos consumidores.
Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
COMO FUNCIONA A FISCALIZAÇÃO DA ANVISA?
As ações de fiscalização têm início a partir de denúncias, de queixas técnicas e de programas de monitoramento de acordo com informações do portal Brasil Escola. Na fase inicial do processo de investigação são avaliadas as informações que foram apresentadas e, a depender do caso, solicitados mais subsídios para análise da equipe técnica especializada.
A inspeção possui o intuito de verificar e fazer cumprir os requisitos de Boas Práticas e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente aplicável aos estabelecimentos de Sangue, Tecidos e Células (STC), de forma a coibir práticas que possam apresentar riscos à saúde individual e coletiva.