A Anvisa está sempre alerta e os produtos que chegam aos lares brasileiro estão dentro das normas sanitárias e próprios para consumo. Caso encontre alguma irregularidade o mesmo é barrado
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa realizou a proibição contra marca de sorvete e chocolate n°1 às pressas, por causa de irregularidades nos lotes citados que podem causar problemas respiratórios e até mesmo deixar o coração parando, tamanha gravidade.
Em abril e julho de 2023, 2 empresas famosas ficaram no radar do órgão fiscalizador. A Medida Cautelar causou espanto visto que o chocolate e o sorvete são sobremesas populares e uma verdadeira paixão nacional, por isso qualquer irregularidade desses produtos sempre causa choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exercendo seu poder de órgão fiscalizador que a Anvisa divulgou que foi publicada a Resolução-RE Nº 2.724, de 24 de julho de 2023, a interdição cautelar dos lotes 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco de acordo com o portal Gov da Vigilância Sanitária.
Essa decisão foi tomada devido aos resultados insatisfatórios nos testes de determinação de cádmio e chumbo, conforme Laudo de Análise Fiscal inicial nº 737.1P.0/2023, referente ao produto Cacau em Pó, da marca Qualicau, lote 10/23 RS, com validade até 09/03/2024.
E também o Laudo de Análise Fiscal inicial nº 926.1P.0/2023, do produto Chocolate em Pó 50% Cacau, marca Qualicau, lote 09/23 RS, com validade até 03/03/2024, emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DIZ A EMPRESA?
O motivo alegado foi por causa de substâncias prejudiciais a saúde localizadas nos produtos. O cádmio é liberado no meio ambiente principalmente através de atividades industriais, como mineração e produção de baterias, e pode se acumular em alimentos como grãos, vegetais de folhas verdes e frutos do mar.
Já o chumbo pode estar presente em alimentos devido à poluição do ar, solo e água, além de ser encontrado em algumas práticas agrícolas, como o uso de tintas à base de chumbo em estruturas de armazenamento de água. O portal R7 tentou localizar representantes das empresas para comentar o assunto na época, mas não houve retorno.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como foi o caso dessa marca de chocolates, onde os valores estavam maiores do que os autorizados pelo órgão, a suspensão foi solicitada pela Anvisa. Em pequenas quantidades, eles não causam grandes complicações à nossa saúde. Contudo, ainda assim, a intoxicação pode causar efeitos a curto prazo, que incluem sintomas como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- náuseas;
- vômitos
- diarreia;
- dor de cabeça;
- dor abdominal;
- arritmia (coração parando);
- aumento da pressão arterial, dentre outros;
Por fim, vale pontuar que a marca segue no mercado de acordo com anúncios encontrados no Google Shopping após a retirada dos lotes identificados, pois se tratou de um caso isolado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE SORVETE FOI BARRADA PELA ANVISA?
Para quem não sabe, do ponto de vista nutricional, o sorvete é considerado um alimento completo e de alto valor nutritivo, pois conta com proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais.
Ocorre que de acordo com informações divulgadas pelo portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o órgão fiscalizador informou a publicação da Resolução-RE Nº 2.469, na qual foi suspensa a venda do lote distribuição 18/04/2023 (validade até 18/10/2023) de famosa marca de sorvete.
Trata-se do produto picolé Sabor Chiclete, marca D’Cremosinho, fabricado por MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA. A medida foi necessária considerando o comunicado de início de recolhimento voluntário encaminhado pela própria empresa, que agilizou o trabalho do órgão fiscalizador.
A marca de sorvete havia identificado que o lote referido havia sido contaminado por Enterobacteriaceae, que são bactérias causadoras de problemas do trato gastrointestinal causando as chamadas Doenças Veiculadas por Alimentos (DVAs) e também causa infecções pulmonares.
Por ter sido informado pela própria marca de sorvete, o recolhimento dos lotes foi mais fácil e a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, onde apenas o lote citado se enquadrou em um caso isolado. Isso mostra o compromisso da empresa e todo zelo e cuidado que possui pelos seus consumidores.
Apesar de se tratar de um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.