Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) baixa interdição em local número 1 de Salvador e causa alvoroço em clientes que frequentavam o local
A Vigilância Sanitária, que responde a Anvisa, surpreendeu com uma decisão envolvendo um local muito frequentado por idosos. Quem acompanha o órgão, sabe que é o dever deles fiscalizar ambientes em geral.
Geralmente, o órgão faz visitas em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos. Mas, às vezes também em lar de idosos, como é o caso da situação que iremos comentar hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time de especialistas em empreendimentos do TV Foco, a partir de informações coletadas do G1, traz agora os bastidores desse fechamento inesperado que teve direito a prisão.
FECHAMENTO PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
- Lar de idosos foi fechado;
- Em resumo, ambiente estava insalubre;
- Interdição assustou;
- Além disso, situação trouxe prisão à dona.
DECISÃO DA JUSTIÇA
Em 10 de dezembro de 2024, o Lar de Idosos Nossa Senhora das Candeias, que ficava localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, foi fechado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Na época, a responsável pelo espaço acabou presa em flagrante, contudo, a Justiça converteu a prisão em preventiva. O caso surpreendeu quem morava em torno do lar de idosos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Grave: ANVISA baixa o facão com proibição de 3 populares da beleza das mulheres 40+ em BH, MG, em 2025
● Atenção, donas de casa: ANVISA proíbe marca de azeite no Brasil e decreta retirada de 6 populares
● Comida com larvas e ninho de baratas: Vigilância interdita restaurante nº1 de SC, após grave descoberta
SITUAÇÃO DO LOCAL
Na fiscalização, o órgão estadual apontou que o imóvel estava com mofo e infiltração. Além disso, destacou que prestava serviços precários.
Para completar, o lar era clandestino, pois, não tinha alvará sanitário, nem autorização de funcionamento. Cerca de 15 pessoas moravam no local e pagavam um salário mínimo mensal pelos serviços prestados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DESFECHO DOS IDOSOS
Além disso, na época, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) comentou em nota que os idosos foram realocados.
Todos foram encaminhados por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a unidade de acolhimento institucional da prefeitura, no bairro de Amaralina, até que fossem recolhidos pelos familiares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
Lar de idosos popular de Salvador, na Bahia, teve que ser fechado após visita da Vigilância Sanitária encontrar um lugar insalubre e impróprio para se residir. Teve até prisão na ocasião da dona do estabelecimento.
QUAL O DEVER DA ANVISA?
A Anvisa responsável por regular, fiscalizar, monitorar e registrar produtos e serviços que possam representar riscos à saúde pública. Como no caso do lar de idosos, era um serviço. Então, por isso que sofreu com a fiscalização.