A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando identifica algum produto (independente de ser popular ou não), que esteja fora dos padrões sanitários e solicita a proibição imediata dos mesmos
Comunicado emergencial da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) confirma proibição de produto popular, que pode ser encontrado facilmente nas Lojas Americanas, por exemplo, entre outras lojas varejistas e de suplemento alimentar.
O consumo de um produto vencido e/ou falsificado coloca em risco à saúde. A Anvisa alerta aos consumidores a não consumirem produtos falsificados e adulterados, de qualquer tipo, por conta dos riscos à saúde e por serem proibidos. Desse modo, esse foi o motivo de um suplemento da marca ISO Whey Ultra ter sido proibido das Lojas Americanas e demais lojas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que se trata de uma falsificação, ou seja, a proibição não foi do produto original de acordo com informações do portal Gov da Anvisa. Através da Resolução-RE: 884 de 07 de março de 2024, o órgão fiscalizador entrou em ação contra lote falsificados do ISO Whey Ultra.
“Considerando o recebimento de denúncia de falsificação do produto ISO WHEY ULTRA, 909g, marca UNIVERSAL. O produto falsificado apresenta códigos de barras: 039442016249 e 039442016246 e cor predominante da embalagem: amarelo e é fabricado por empresa desconhecida, infringindo regras sanitárias”, informou a Anvisa.
O produto original ISO Pro Whey ajuda no aumento da ingestão de proteínas e age na construção muscular. Além disso auxilia na síntese de energia e em basicamente todos os processos biológicos do corpo. O produto é o microfiltrado, um processo moderno que não prejudica a estrutura das proteínas, visto que a filtração é feita mecanicamente a baixas temperaturas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, esse produto popular que é facilmente encontrado nas Lojas Americanas, possui baixo teor de sódio, indicado para ser ingerido em 1 dose diária após os treinamentos, em várias doses menores ou conforme orientação profissional.
A FABRICANTE SE MANIFESTOU?
A Anvisa orienta que a população somente adquira produtos em estabelecimentos devidamente regularizados, como nas Lojas Americanas, por exemplo. Além disso, sempre na embalagem completa (dentro da caixa) e mediante emissão da nota fiscal. Contudo, em caso de identificação de unidades dos suplementos com suspeita de falsificação, a população não deve utilizar o produto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
Fabricado por empresa desconhecida, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações a respeito da falsificação dos produtos da marca. Porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ONDE A ANVISA ATUA?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária atua no Brasil como órgão regulador responsável por controlar e fiscalizar produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde da população. Sua atuação abrange diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, agrotóxicos, entre outros.
A Anvisa estabelece normas, realiza inspeções, autoriza o registro e a comercialização de produtos, além de promover campanhas de educação e prevenção em saúde. Seu principal objetivo é garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população brasileira.