CHOCANTE
Risco fatal: Anvisa decreta proibição de 3 chocolates às pressas com retirada das prateleiras de mercado
11/07/2024 às 19h57
Chocolate é uma paixão mundial, mas é preciso ficar alerta se o produto que você está consumindo está seguindo as regras sanitárias
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre entra em ação quando identifica alguma irregularidade nos produtos que podem afetar os consumidores. Sendo assim, 3 marcas famosas de chocolates foram retiradas às pressas das prateleiras de mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em julho de 2023, setembro de 2023 e março de 2024, 3 marcas famosas de chocolates foram barradas dos supermercados por conter risco fatal aos seus consumidores. O órgão fiscalizador sempre age com agilidade quando identifica irregularidades nos lotes dos produtos.
De acordo com informações do portal Tua Saúde, o chocolate fornece vários benefícios para a saúde, como redução da pressão arterial, além de aumentar a saciedade, fornecer energia, melhorar a memória e promover o bem-estar e o estado de ânimo, já que é rico em flavonoides, cafeína, teobromina e ácidos graxos saudáveis, tendo propriedades antioxidantes, estimulantes e cardioprotetoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 24 de julho de 2023, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 2.724, na qual interditou o lote 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA.
A proibição foi motivada por causa de uma substância fatal encontrada nos produtos (determinação de cádmio e de determinação de chumbo). As informações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina. Os mesmos foram encontrados conforme Laudo de análise fiscal exposto pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que os principais efeitos do chumbo são no sistema nervoso (encefalopatia crônica, alterações cognitivas e de humor, neuropatia periférica) e nos rins (nefropatia com gota, insuficiência renal crônica e síndrome de Fanconi). Em casos mais graves, os danos cerebrais e renais podem levar à morte.
Outro ponto importante que vale ser destacado é sobre a atual situação dos chocolates em pó. Como o problema foi causado em lotes específicos do produto, os demais alimentos da empresa não sofreram nenhuma interferência da Anvisa, dessa forma, mantendo sua plena atuação no mercado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
● “Estado de putrefação”: Procon baixa ordem em açougue popular e joga 510 kg de carne no lixo por risco
● Risco grave: ANVISA proíbe 2 azeites populares e +1 produto queridinho das donas de casa
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL FOI A OUTRA MARCA DE CHOCOLATE BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Através da Resolução-RE Nº 3.429, de 8 de setembro de 2023, a Anvisa solicitou a proibição do lote nº 210323 do produto Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA.
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio e pelos de ratos, conforme Laudo emitido pelo Laboratório Central do Estado de São Paulo de acordo com informações divulgadas pelo portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Atualmente, a legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.
Já o cádmio também é uma substância fatal. Ele é um metal pesado, portanto tóxico de acordo com informações do Imetro. No ser humano, pode causar câncer, afetar vários órgãos como o fígado e os rins. Atualmente a empresa já voltou a comercializar normalmente o produto citado acima, estando disponível em anúncios do Google Shopping, por exemplo.
Atualmente, a indústria Guimarães, localizada em Costa da Miraguaia, 2°distrito de Santo Antônio da Patrulha conta com um moderno parque fabril com equipamentos de última geração e proporciona a comunidade Patrulhense mais de 150 empregos diretos e indiretos de acordo com o site oficial da empresa.
Ela comercializa mais de 70 produtos derivados da cana-de-açúcar em todo Brasil. Referência em sua área de atuação, além dos chocolates, a Guimarães também atua com paçocas, pastas, amendoins, biscoitos, farinhas, linhas orgânicos, zero e até veganos.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL FOI O MOTIVO DA MARCA TOBLERONE TER SIDO BARRADA PELA ANVISA?
De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 25 de março de 2024 a Anvisa solicitou a proibição de um lote do chocolate Toblerone. Tratou-se do Leche Y Nougat com Miel Y Almentras, da Mondelēz Brasil.
Os lotes atingidos são aqueles com validade dos dias 26/12/2024, 15/03/2025 e 23/03/2025. O motivo foi por conta da falta de informações em português na embalagem, incluindo as advertências sobre alergênicos, lactose e glúten. Os lotes barrados estão listados abaixo:
- OOY4033922, OOY4133922, OOY4233922;
- OOY4035151, OOY4135151, OOY4235151;
- OOY4035043, OOY4135043;
- OOY4033923, OOY4133923, OOY4233923;
Porém, é importante destacar que o produto em si não apresentou nenhum problema referente a sua qualidade, o único problema foi exatamente a falta de informações na língua do país, o que é obrigatório. As informações estavam descritas em espanhol.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999 e exerce papel fundamental em prol da saúde humana.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]