Ricos em alimentações podem ser fatais. Por isso a Anvisa sempre fiscaliza as empresas e os produtos que chegam nos lares brasileiros
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) exerce o eu papel quando identifica que alguma empresa não seguiu as recomendações sanitárias. Desse modo, o órgão fiscalizador solicitou a proibição contra 3 marcas de frango, sal e mais 1 produto popular, retirando os mesmos às pressas dos supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em fevereiro, abril e maio de 2024, 3 produtos bastante populares foram barrados pela Vigilância Sanitária. A medida cautelar causa espanto, visto que o frango, o sal e a canela são indispensáveis na alimentação dos brasileiros e pelo motivo da proibição: Pelo de rato e bactéria fatal.
SAIBA MAIS! Inseto inteiro: A proibição da Anvisa de marca de café amada pelos brasileiros e situação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 23 de abril de 2024, a Anvisa através da Resolução-RE N° 1.550, suspendeu às pressas a comercialização do produto Canela Moída Bretas, produzida pela empresa GSA Gama Sucos e Alimentos. Vale destacar que a medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo n° 639.1P.0/2023, emitido pela FUNED.
Na ocasião foi encontrado uma matéria estranha macroscópica e microscópica na detecção de 7 fragmentos de pelos de ratos/roedores. A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o laudo também identificou 140 fragmentos de fios plásticos, conforme consta no portal GOV da Anvisa. Vale citar que tudo isso acaba sendo prejudicial para a saúde, pois pode apresentar sérios riscos de infecções entre outros problemas aos consumidores.
Segundo informações do portal UniControl Brasil, ingerir qualquer alimento contaminado pelas fezes do rato pode causar salmonelose, mal que ocasiona diarreia intensa e fortes dores abdominais. Ou seja, é preciso ter muito cuidado com esses pequenos roedores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que se tratou de um caso isolado e a marca segue comercializando normalmente os seus produtos. A GSA Gama Sucos e Alimentos foi fundada em 1984, de acordo com o site oficial da mesma e procura alcançar e manter excelência em seus produtos, surpreendendo os clientes pela qualidade e preço justo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE FRANGO FOI BARRADA PELA ANVISA?
A carne de frango é uma excelente opção de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que possui todos os aminoácidos essenciais que precisamos obter através da alimentação. É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros de acordo com informações do portal Gaucha ZH.
Sendo assim, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário feito pela própria empresa.
De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões sanitários por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. A Escherichia coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, pneumonia (correndo o risco de deixar os pulmões parando), vômito, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.
O produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote citado que fugiu das regras sanitárias. Apesar de se tratar de um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE SAL FOI RETIRADA DOS SUPERMERCADOS?
O sal são indispensáveis, visto que o tempero é responsável por dar gosto aos alimentos. Portanto, a famosa marca de Sal Moido Refinado Iodado União acabou recebendo uma aviso de medida cautelar da Anvisa. A mesma pertence à empresa Maranata Salineira do Brasil Ltda, que é uma das mais conhecidas e tradicionais do ramo de alimentos.
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa divulgou através da Resolução-RE nº 1.689, publicada no dia 06/05/2024. A mesma foi proibida após apresentar resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).
No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha. O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos.
A Maranata Salineira do Brasil produz sal marinho com alta qualidade, destinado à vários tipos de consumo, desde 2014 é considerada um dos maiores exportadores de sal marinho da América do Sul. Em seu site oficial, a empresa destaca que o seu objetivo é oferecer soluções saudáveis para o consumo de sal.
Portanto, o problema citado foi apenas no lote identificado pela Anvisa, onde a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que e tratou de um caso isolado da marca. Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?
Para denunciar uma questão relacionada à saúde pública à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os indivíduos podem acessar o site oficial da agência e utilizar o formulário específico disponível na seção de denúncias.
Contudo, nesse formulário, é necessário fornecer detalhes precisos sobre a situação denunciada, incluindo informações sobre o produto ou serviço em questão. Além disso, o local onde foi encontrado e qualquer evidência relevante que possa ajudar na investigação. Após o envio da denúncia, a Anvisa irá analisar o caso e tomar as medidas apropriadas.