Substância fatal foi identificada e obrigou a Anvisa a barrar marcas famosas
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa barrou 3 marcas populares de leite, mel e biscoito dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de muitas pessoas acharem que somente o prazo de validade é importante para o consumo de alimentos, isso é ledo engano. A fiscalização da Anvisa exerce poder de extrema importância para a saúde dos consumidores.
SAIBA MAIS! Risco fatal: O decreto da Anvisa com proibição de 8 marcas populares de café às pressas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, uma famosa marca de mel foi arrancada dos supermercados por conter risco para os consumidores.
Através da Resolução-RE Nº 736, de 7 de março de 2023, foi proibida a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto Mel de Abelha, marca Favo de Mel, da empresa Pedro Machado Filho (Favo de Mel).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o próprio órgão fiscalizador, o produto foi retirado dos supermercados por “não ter registro no órgão de agricultura competente e também pelo fato de não veicular informação que possibilite a identificação adequada do produtor, configurando uma falsificação”.
O QUE DIZ A EMPRESA?
A medida foi motivada considerando a interdição cautelar NGC SES/SUBVSSVS-DVAA_nº.49024207/2022NGC SUBVS-SVS-DVAA-MG nº.57577225/2022 do produto; produzido por: Produtos Apículas Favo-de-Mel.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Inscrição PR: 001.539512.00- 33, Apicultor Pedro Machado Filho, situado na Rua Carlos Pereira Carlinhos, 805, Santa Terezinha, Patrocínio/MG, CEP: 38.742-096.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de já ter se passado 12 meses da data do comunicado feito pela Vigilância Sanitária, não foi encontrado site ou redes sociais da empresa Favo de Mel de Pedro Machado Filho que informasse ou confirmasse o retorno do produto as prateleiras dos supermercados.
No mais, essa marca era muito famosa principalmente para aqueles que gostam de consumir Mel de Abelha seja para receitas ou consumo individual do produto.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE LEITE FOI BARRADA PELO ÓRGÃO FISCALIZADOR?
Acontece que o leite é muito consumido no Brasil e as mamães principalmente, devem se atentar contra 1 famosa marca de leite, que foi proibida nos mercados por causa de um decreto oficial da Vigilância Sanitária por ter riscos como queimação, vômito e intoxicação aos consumidores.
Através da Comunicação de Risco e a proibição de lote do produto Leite tipo A em maio de 2022 da marca Purolatte, da empresa Laticínio Fazenda do Lírio LTDA, os clientes ficaram em alerta com a proibição de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
“A Anvisa proíbe a comercialização, distribuição e uso, do lote 118BCA, validade 16/05/22, do produto Leite tipo A, marca Puralatte, da empresa Laticínio Fazenda do Lírio LTDA”, disse a Vigilância Sanitária em seu site oficial.
A medida do órgão fiscalizador foi motivada por causa do comunicado voluntário da própria empresa, por causa da contaminação no lote citado acima por bactérias do grupo Enterobacteriaceae acima do limite permitido na legislação sanitária.
Essa bactéria provoca reações adversas como queimação, vômito e até risco de intoxicação, conforme citado acima.
Por se tratar de um comunicado feito pela própria marca, o problema foi resolvido e a empresa voltou a comercializar normalmente o leite, seguindo como uma das mais famosas em sua área de atuação.
Porém, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, mas o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL FOI A MARCA DE BISCOITO BARRADA PELA ANVISA?
Através da publicação da Resolução-RE Nº 1.586, de 13 de maio de 2022, a qual o órgão fiscalizador proibiu a comercialização, distribuição, importação e uso, e determinou o recolhimento dos produtos: Chocolates e Outros.
Trata-se de doces como: balas, chicletes, biscoitos e wafer, da marca Elite, sendo barrado todos os lotes, da empresa Strauss Elite LTDA.
Essa medida foi tomada pela Anvisa em resposta a um alerta internacional de recolhimento dos produtos da marca Elite, importados de Israel, devido a suspeita de contaminação por Salmonella.
A Salmonella é uma bactéria que pode provocar infecções alimentares em seres humanos. Em casos mais graves, a infecção pode levar à desidratação e exigir tratamento médico urgente.
As ações de fiscalização determinadas abrangeram todos os estabelecimentos físicos e virtuais envolvidos na importação, distribuição, comercialização e uso dos produtos afetados de acordo com o site da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
As empresas que tenham importado os alimentos mencionados na resolução tiveram que iniciar o processo de recolhimento voluntário conforme estabelecido na Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 655, de 24 de março de 2022.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
O QUE A ANVISA FAZ?
Tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.
Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.