CHOCANTE
Bactéria FATAL: A proibição da Anvisa contra 3 marcas de molho, ovo e +1 popular às pressas
03/07/2024 às 19h27
Bactéria fatal e pelo de rato foram responsáveis por uma proibição da Anvisa contra 3 marcas populares às pressas dos supermercados
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por fiscalizar as empresas e todos os produtos que chegam até aos consumidores. Ocorre que 3 marcas famosas de molho, ovo e mais um popular foram barradas por não cumprirem as normas sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto de 2017, junho de 2023 e maio de 2024, 3 marcas famosas tiveram algo em comum: A medida cautelar imposta pela Anvisa, sendo retiradas às pressas dos supermercados. O motivo causou espanto, visto que o molho de tomate, ovo e queijo são produtos indispensáveis no lares brasileiros por darem aquele toque especial nas refeições.
SAIBA MAIS! Coração parando, câncer e +: A proibição da Anvisa contra 2 marcas de farinha e +1 popular às pressas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a primeira marca que teve a proibição decretada pela Anvisa, apesar de ter ocorrido em agosto de 2017, o caso ainda causa repercussão por ser de uma marca bastante popular. O extrato de tomate Elefante, fabricado pela Cargill Agrícola foi proibido pela Vigilância Sanitária de acordo com informações do portal G1.
A marca de extrato de tomate Elefante, fabricada pela Cargill Agrícola foi barrada depois de um laudo identificar pelo de roedor (pelos de ratos) acima do limite máximo de tolerância da legislação vigente. A identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho foi constatada pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale pontuar que atualmente a legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais em produtos, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.
Sendo assim, quem determina este limite é o RDC-14, um conglomerado de leis criado em 2014 que determina quanta “sujeira” é aceita num alimento sem que isso cause problemas de saúde para o consumidor. É importante citar que o lote 032502, com prazo de validade de 18 de agosto de 2017, foi barrado dos mercados, atendendo ao pedido do órgão fiscalizador.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 2 marcas populares de carne, azeite e retira de mercados após descoberta em 2024
● Da farofa ao doce tradicional: Anvisa desce o facão e proíbe 2 produtos n°1 das ceias de Ano Novo
● Risco máximo: ANVISA baixa facão e proíbe queridinho n°1 contra as rugas das 50+
A EMPRESA SE PRONUNCIOU?
Após 75 anos de tradição e relacionamento com os consumidores, a Cargill decidiu mudar o posicionamento e os signos visuais e verbais do extrato de tomate Elefante, mostrando que a marca segue sendo comercializada normalmente, onde a medida cautelar imposta pela Anvisa tratou-se de um caso isolado.
Sinônimo de qualidade e rendimento, o extrato de tomate Elefante está presente na vida das consumidoras há vários anos. Conforme a empresa destaca em seu site oficial, os seus produtos são feitos apenas com tomates selecionados, sal e açúcar e não tem contém conservantes. Sendo assim, a marca é encontrada facilmente nos supermercados.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE QUEIJO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Os queijos são excelentes fontes de vitamina D, muito relevante para fazer a síntese do cálcio, por exemplo são importantes também na saúde do coração. Portanto o Queijo Minas Artesanal da marca do Serro foi retirado do supermercados.
A empresa é a Cooperativa de Produtos Rurais do Serro e o motivo da suspensão foi pela bactéria fatal da Salmonella. Segundo a CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte, podendo ser uma substância fatal nos alimentos.
A bactéria fatal Salmonella está dispersa no meio ambiente e pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados com fezes de animais, o que acontece, por exemplo, ao se comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos.
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Cooperativa de Produtos Rurais do Serro enviou um comunicado de recolhimento voluntário. Sendo assim, o órgão solicitou a proibição da comercialização do produto Queijo Minas Artesanal, marca do Serro, Lote 19205, embalado em Polietileno à vácuo de 400 e 800 g, com validades de:
- 01/07/2024;
- 04/07/2024;
- 07/07/2024;
- 10/07/2024;
- 10/07/2024;
- 16/07/2024;
- 18/07/2024;
- 21/07/2024;
- 23/07/2024;
- 25/07/2024;
- 28/07/2024;
- 30/07/2024;
- 01/08/2024;
A data da publicação foi no dia 06 de maio de 2024. Por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado foi suspenso pelo órgão fiscalizador. De acordo com apuração do TV Foco, a empresa segue funcionando normalmente e comercializando os seus produtos.
Apesar do recolhimento voluntário da Cooperativa de Produtos Rurais do Serro, que demonstra a preocupação da empresa com os seus consumidores, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE OVO FOI PROIBIDA PELA ANVISA?
Anvisa publicou uma medida cautelar em seu site oficial do portal GOV sobre a marca de Ovos tipo caipira vermelho, da Granja Dourados, da empresa Granja Dourados – Fernanda Flávia Ferreira de Arvelos. O produto que é bastante popular, fugiu das regras sanitárias.
O órgão informou a publicação através da Resolução-RE de nº 1.995, de 2 de junho de 2023, no qual proibiu a distribuição, comercialização, fabricação, propaganda e uso, do produto Ovos tipo caipira vermelho, marca Granja Dourados sobre um motivo que causou espanto.
“A medida foi motivada considerando a Notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária SES/SUBVS-SVS-DVAA/MG nº. 62945210/2023, a qual referendou a determinação de Interdição Cautelar do produto em questão, embalado e distribuído por Granja Dourados”, comunicou a Vigilância Sanitária.
Pelo fato de usar indevidamente o número de registro do SIF 2888 na rotulagem, pertencente a outra empresa; além de não ter registro no órgão de agricultura competente, a empresa recebeu a proibição da Anvisa. O registro sanitário de alimentos é o ato legal que reconhece a adequação de um produto da legislação vigente e deve ser obtido pela empresa antes do mesmo ser ofertado à população.
A empresa Granja Dourados – Fernanda Flávia Ferreira de Arvelos atua como comércio varejista de hortifrutigranjeiros, onde o próprio nome sugere, envolve produtos de hortas, frutas e de granja. Os principais estabelecimentos são quitandas, lojas e feiras, atendendo especialmente o público em geral. Sendo assim, somente o lote citado foi barrado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL É O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]