CHOCANTE

Bactéria fatal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares de frango, óleo e tempero

Anvisa e marcas de óleo, tempero e frango retirados dos mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Anvisa e marcas de óleo, tempero e frango retirados dos mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 marcas populares foram barradas pela Anvisa

Pelo de rato e bactéria fatal são alguns dos motivos da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) ter retirado dos mercados 3 marcas populares de frango, óleo e tempero.

Em fevereiro e março de 2024, 3 marcas foram barradas pela Vigilância Sanitária e causou espanto, por se tratar de produtos indispensáveis para os lares brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Flagra com pelo de rato, metal e bactéria fatal: A proibição da Anvisa contra 3 marcas de tempero, queijo e +

A carne de frango é uma excelente opção de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que possui todos os aminoácidos fundamentais que precisamos obter através da alimentação.

É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros de acordo com informações do portal Gaucha ZH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a marca de frango que foi retirada dos mercados foi da Ave Nova.

A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.

BACTÉRIA FATAL?

Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos.

A Escherichia coli também pode causar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.

O produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote barrado que fugiu dos padrões sanitários.

Apesar de ter se tratado de um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL MARCA DE TEMPERO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Através da Resolução-RE Nº 900, de 5 de março de 2024, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 386-26 produto Canela em Pó, marca Kodilar, validade: 05/10/2024, fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.

A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais; que apontou resultados precários quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.

Trata-se de pelo de roedor (rato) e de falhas das Boas Práticas (fragmentos de insetos) no lote do produto citado acima, que podem causar riscos à saúde de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Porém, a situação envolveu apenas os lotes citados. Sendo assim, a marca segue comercializando normalmente os seus produtos, entre eles a marca de temperos Canela em Pó da marca Kodilar.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Canela em Pó, marca Kodilar (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL MARCA DE ÓLEO FOI RETIRADA DOS SUPERMERCADOS PELA ANVISA?

Os óleos são ricos em vitaminas, contribuindo na prevenção de doenças degenerativas e até mesmo auxiliando no tratamento de sintomas da TPM e da menopausa.

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi emitido pela Anvisa, uma nota na qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto Óleo de Soja, marca Cocamar.

O lote em questão tem data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O comunicado foi emitido através da Resolução Nº 1.227 do dia 10 de abril de 2023.

Óleo de cozinha e Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

O motivo da proibição foi o teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.

A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto.

O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Gordura trans (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile