3 marcas populares foram barradas pela Anvisa
Pelo de rato e bactéria fatal são alguns dos motivos da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) ter retirado dos mercados 3 marcas populares de frango, óleo e tempero.
Em fevereiro e março de 2024, 3 marcas foram barradas pela Vigilância Sanitária e causou espanto, por se tratar de produtos indispensáveis para os lares brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A carne de frango é uma excelente opção de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que possui todos os aminoácidos fundamentais que precisamos obter através da alimentação.
É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros de acordo com informações do portal Gaucha ZH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a marca de frango que foi retirada dos mercados foi da Ave Nova.
A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
BACTÉRIA FATAL?
Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos.
A Escherichia coli também pode causar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.
O produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote barrado que fugiu dos padrões sanitários.
Apesar de ter se tratado de um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE TEMPERO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Através da Resolução-RE Nº 900, de 5 de março de 2024, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 386-26 produto Canela em Pó, marca Kodilar, validade: 05/10/2024, fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais; que apontou resultados precários quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.
Trata-se de pelo de roedor (rato) e de falhas das Boas Práticas (fragmentos de insetos) no lote do produto citado acima, que podem causar riscos à saúde de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Porém, a situação envolveu apenas os lotes citados. Sendo assim, a marca segue comercializando normalmente os seus produtos, entre eles a marca de temperos Canela em Pó da marca Kodilar.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE ÓLEO FOI RETIRADA DOS SUPERMERCADOS PELA ANVISA?
Os óleos são ricos em vitaminas, contribuindo na prevenção de doenças degenerativas e até mesmo auxiliando no tratamento de sintomas da TPM e da menopausa.
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi emitido pela Anvisa, uma nota na qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto Óleo de Soja, marca Cocamar.
O lote em questão tem data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O comunicado foi emitido através da Resolução Nº 1.227 do dia 10 de abril de 2023.
O motivo da proibição foi o teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.
A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto.
O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.