CHOCANTE

Calafrio, vômito e diarreia: A proibição da Anvisa contra 3 marcas de salgadinho, amendoim e +1 popular

26/06/2024 às 19h54

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Fachada da Anvisa e 3 marcas populares foram retiradas dos supermercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

3 marcas populares foram barradas pela Anvisa

Com sintomas de calafrio, vômito e diarreia, contaminação fatal foi responsável pela proibição imposta pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) contra 3 marcas, entre elas de salgadinho, amendoim e mais 1 produto popular.

O fato é que as famosas guloseimas (salgadinho, amendoim, doces, etc..) fazem bastante sucesso. Porém, em maio de 2022, maio de 2023 e dezembro de 2023, 3 marcas populares foram barradas por não seguirem as regras sanitárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Bactéria fatal, vidro e pelo de rato: A proibição da Anvisa contra 3 marcas de sorvete, chocolate e +1 popular

Segundo as informações do portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 16 de maio de 2023, 2 lotes (5756062 e 5756104) do famoso Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners White Cheddar, acabaram sendo arrancados dos mercados.

Continua após o Veja Também

Veja também

De acordo com as informações, os lotes estavam sem advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de derivados de leite e lactose.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para pessoas alérgicas a esses ingredientes, haveria um risco fatal de intoxicação ou, em casos mais graves, até mesmo a internação hospitalar. Dessa forma, os 2 lotes foram barrados como medida cautelar.

A proibição foi feita através da Resolução-RE sob Nº 1.713 considerando o recolhimento voluntário da empresa Pepsico do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos LTDA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners (Foto: Reprodução / Google Shopping)

O QUE DIZ A EMPRESA?

Dessa forma, mostra que a empresa se preocupa com os clientes, pois ela mesma identificou o equívoco e acionou o órgão fiscalizador.

No Brasil, desde 1953, a PepsiCo se expandiu acompanhando o desenvolvimento do próprio país. Atualmente conta com mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição e 09 fábricas espalhadas pelo Brasil.

Por se tratar de um caso isolado, a empresa segue comercializando normalmente o famoso Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners White Cheddar, além dos demais produtos.

Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Popcorners White Cheddar (Reprodução/internet)
Popcorners White Cheddar (Foto: Reprodução / Google Shopping)

MARCA DE AMENDOIM FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A famosa marca de salgadinhos que foi barrada pela Vigilância Sanitária ocorreu no dia 04 de dezembro de 2023, através da Resolução RE Nº 4.630, na qual suspendeu a comercialização, distribuição e fabricação, além do recolhimento de todos os lotes do produto Amendoim Japonês, marca Canaã.

Esse salgadinho é fabricado pela empresa Ronaldo de Souza (Paçocas Canaã) conforme divulgado no portal da Agência Nacional da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

A medida foi motivada considerando a ausência de advertências quanto à presença de soja e trigo na rotulagem do produto.

Ocorre que sem a descrição desses ingredientes nos rótulos, além de quebrar completamente uma lei rígida da Anvisa, pode ocasionar problemas para as pessoas que são alérgicas e buscam consumir produtos que não contenham esses ingredientes que, no caso acima, têm e eles não descreveram nos rótulos.

Por se tratar de apenas um caso isolado, somente o citado foi barrado pelo órgão fiscalizador. Sendo assim, a empresa segue produzindo normalmente os seus produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa e Amendoim Japonês (Reprodução - Internet)
Anvisa e Amendoim Japonês (Foto: Reprodução / Canva)

MARCA DE CHOCOLATE TAMBÉM FOI BARRADA PELA ANVISA?

Em seu comunicado, a Anvisa emitiu a Resolução-RE sob Nº 1.586, do dia 13 de maio de 2022, em nome da empresa Strauss Elite LTDA (fabricante dos produtos em Israel).

Essa resolução abrange todos os produtos (chocolates e outros doces, como balas, chicletes, biscoitos e wafers da marca Elite) que foram alvo do recolhimento internacional.

A proibição tem como objetivo evitar que outras empresas importadoras tragam os produtos para o Brasil ou, caso já tenham trago, determinar que façam o recolhimento dos mesmos.

Na época ainda foi orientado que caso o consumidor identificasse algum produto da marca Elite, não realizasse a ingestão do mesmo e entrasse em contato com o estabelecimento onde o mesmo havia sido adquirido, para as providências necessárias.

-Doces Strauss (Reprodução - Internet)-
Doces Strauss (Foto: Reprodução / Google Shopping)

SUBSTÂNCIA FATAL?

A proibição dos importados de Israel, ocorreu por uma possível contaminação por Salmonella de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

As ações de fiscalização determinadas se aplicam a todos os estabelecimentos físicos e virtuais que importem, distribuam, comercializem e/ou usem os produtos.

A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria.

De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte. Os sintomas são de vômito, diarreia e até calafrio.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

QUAL O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa verifica e fiscaliza a qualidade e a segurança dos produtos de estabelecimentos de alimentos, como: indústrias, supermercados, restaurantes, fast-foods, cozinhas industriais, açougues, padarias, portos, aeroportos.

Além de serviços como bufês e eventos, a fim de garantir a minimização de riscos à saúde da população pelo consumo de alimentos contaminados que podem causar doenças alimentares, surtos e até mesmo a morte.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

Anvisa
Anvisa amendoim
Anvisa proibição
Anvisa salgadinho
Diego Laureano

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.