3 marcas populares foram barradas pela Anvisa
Com sintomas de calafrio, vômito e diarreia, contaminação fatal foi responsável pela proibição imposta pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) contra 3 marcas, entre elas de salgadinho, amendoim e mais 1 produto popular.
O fato é que as famosas guloseimas (salgadinho, amendoim, doces, etc..) fazem bastante sucesso. Porém, em maio de 2022, maio de 2023 e dezembro de 2023, 3 marcas populares foram barradas por não seguirem as regras sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações do portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 16 de maio de 2023, 2 lotes (5756062 e 5756104) do famoso Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners White Cheddar, acabaram sendo arrancados dos mercados.
De acordo com as informações, os lotes estavam sem advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de derivados de leite e lactose.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para pessoas alérgicas a esses ingredientes, haveria um risco fatal de intoxicação ou, em casos mais graves, até mesmo a internação hospitalar. Dessa forma, os 2 lotes foram barrados como medida cautelar.
A proibição foi feita através da Resolução-RE sob Nº 1.713 considerando o recolhimento voluntário da empresa Pepsico do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos LTDA.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
O QUE DIZ A EMPRESA?
Dessa forma, mostra que a empresa se preocupa com os clientes, pois ela mesma identificou o equívoco e acionou o órgão fiscalizador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Brasil, desde 1953, a PepsiCo se expandiu acompanhando o desenvolvimento do próprio país. Atualmente conta com mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição e 09 fábricas espalhadas pelo Brasil.
Por se tratar de um caso isolado, a empresa segue comercializando normalmente o famoso Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners White Cheddar, além dos demais produtos.
Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE AMENDOIM FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
A famosa marca de salgadinhos que foi barrada pela Vigilância Sanitária ocorreu no dia 04 de dezembro de 2023, através da Resolução RE Nº 4.630, na qual suspendeu a comercialização, distribuição e fabricação, além do recolhimento de todos os lotes do produto Amendoim Japonês, marca Canaã.
Esse salgadinho é fabricado pela empresa Ronaldo de Souza (Paçocas Canaã) conforme divulgado no portal da Agência Nacional da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
A medida foi motivada considerando a ausência de advertências quanto à presença de soja e trigo na rotulagem do produto.
Ocorre que sem a descrição desses ingredientes nos rótulos, além de quebrar completamente uma lei rígida da Anvisa, pode ocasionar problemas para as pessoas que são alérgicas e buscam consumir produtos que não contenham esses ingredientes que, no caso acima, têm e eles não descreveram nos rótulos.
Por se tratar de apenas um caso isolado, somente o citado foi barrado pelo órgão fiscalizador. Sendo assim, a empresa segue produzindo normalmente os seus produtos.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE CHOCOLATE TAMBÉM FOI BARRADA PELA ANVISA?
Em seu comunicado, a Anvisa emitiu a Resolução-RE sob Nº 1.586, do dia 13 de maio de 2022, em nome da empresa Strauss Elite LTDA (fabricante dos produtos em Israel).
Essa resolução abrange todos os produtos (chocolates e outros doces, como balas, chicletes, biscoitos e wafers da marca Elite) que foram alvo do recolhimento internacional.
A proibição tem como objetivo evitar que outras empresas importadoras tragam os produtos para o Brasil ou, caso já tenham trago, determinar que façam o recolhimento dos mesmos.
Na época ainda foi orientado que caso o consumidor identificasse algum produto da marca Elite, não realizasse a ingestão do mesmo e entrasse em contato com o estabelecimento onde o mesmo havia sido adquirido, para as providências necessárias.
SUBSTÂNCIA FATAL?
A proibição dos importados de Israel, ocorreu por uma possível contaminação por Salmonella de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
As ações de fiscalização determinadas se aplicam a todos os estabelecimentos físicos e virtuais que importem, distribuam, comercializem e/ou usem os produtos.
A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria.
De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte. Os sintomas são de vômito, diarreia e até calafrio.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa verifica e fiscaliza a qualidade e a segurança dos produtos de estabelecimentos de alimentos, como: indústrias, supermercados, restaurantes, fast-foods, cozinhas industriais, açougues, padarias, portos, aeroportos.
Além de serviços como bufês e eventos, a fim de garantir a minimização de riscos à saúde da população pelo consumo de alimentos contaminados que podem causar doenças alimentares, surtos e até mesmo a morte.