CHOCANTE
Bactéria fatal e vidro: A proibição da Anvisa contra 3 marcas de sorvete, chocolate e +1 popular
25/06/2024 às 19h18
Anvisa está sempre em alerta em prol dos consumidores
Ocorre que pelo de rato, vidro e bactéria fatal foram responsáveis pela Anvisa barrar 3 marcas de sorvete, chocolate e mais um produto popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sempre que acontece alguma infração que façam com que as empresas não sigam as regras sanitárias, o órgão fiscalizador cumpre o seu papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em julho de 2023, em setembro de 2023 e janeiro de 2020, 03 produtos receberam uma medida cautelar da Anvisa e foram barrados em todos os estabelecimentos comerciais.
O primeiro produto popular trata-se de um lote de amoxicilina, medicamento usado no tratamento de uma gama de infecções provocadas por bactérias, que podem manifestar-se nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através da Resolução Nº 336, de 4 de fevereiro 2020, a Vigilância Sanitária determinou o recolhimento do lote 18J94P, da Amoxicilina (50 MG/ML PO SUS OR CT FR VD AMB X 60 ML + COP), distribuído pela indústria farmacêutica, Prati-Donaduzzi.
O motivo foi porque foram encontradas partículas de vidro em unidades do produto de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 300kg de carne podre: Anvisa faz interdição contra açougue popular e Globo desmascara nojeira
● Risco de câncer: Globo confirma decreto de interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres no Brasil
● Âncora do JH confirma proibição da Anvisa e retirada de produto mais amado das donas de casa dos mercados
A informação sobre a presença das partículas de vidro foi confirmada pela farmacêutica paranaense através de um pedido de recolhimento voluntário.
Por medida preventiva, a Anvisa entrou em ação e solicitou o recolhimento, suspensão da comercialização, suspensão da distribuição e suspensão de uso dos medicamentos do lote citado.
O QUE DIZ A EMPRESA?
Por se tratar de um pedido de recolhimento voluntário da própria empresa, já atesta que a mesma possui zelo pelos seus clientes.
Vale destacar que a Prati-Donaduzzi, também conhecida como Prati, é uma indústria brasileira de produtos farmacêuticos fundada em 1993, no município de Toledo, estado do Paraná.
A participação de mercado da Prati-Donaduzzi concentra-se no desenvolvimento e fabricação de medicamento genéricos e cosméticos de acordo com o site oficial da empresa.
Tratou-se de um caso isolado, onde apenas o lote citado da Amoxicilina que foi impróprio para uso. Os demais lotes do produto e demais medicamento da empresa seguem sendo comercializados normalmente.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE CHOCOLATE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Através da Resolução-RE Nº 3.429, de 8 de setembro de 2023, a Anvisa barrou por precaução o lote nº 210323 do produto Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA.
A medida foi provocada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio e pelos de ratos, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central do Estado de São Paulo de acordo com informações divulgadas pelo portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
A legislação brasileira tolera a presença não só de pelo de ratos, mas também de pedaços de moscas, baratas, aranhas, formigas, areia, pelo humano, teias e até excrementos animais, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.
Já o cádmio também é uma substância prejudicial à saúde. Ele é um metal pesado, portanto tóxico de acordo com informações do Imetro. No ser humano, pode causar câncer, afetar vários órgãos como o fígado e os rins.
Atualmente a empresa já voltou a comercializar normalmente o produto citado acima, estando disponível em anúncios do Google Shopping, por exemplo.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE SORVETE FOI BARRADA PELA ANVISA?
Para quem não sabe, do ponto de vista nutricional, o sorvete é considerado um alimento completo e de alto valor nutritivo, pois conta com proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais.
Desse modo causou espanto uma proibição feita pela Anvisa no dia 6 de julho de 2023, período de férias escolares e que principalmente as crianças, acabam abusando no consumo de sorvetes e demais sobremesas.
Ocorre que de acordo com informações divulgadas pelo portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o órgão fiscalizador informou a publicação da Resolução-RE Nº 2.469, na qual foi suspensa a venda do lote distribuição 18/04/2023 (validade até 18/10/2023) da marca de sorvete.
A empresa havia identificado que o lote referido havia sido contaminado por Enterobacteriaceae, que são bactérias causadoras de problemas do trato gastrointestinal causando as chamadas Doenças Veiculadas por Alimentos (DVAs).
Por ter sido informado pela própria marca de sorvete, o recolhimento dos lotes foi mais fácil e a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, onde apenas o lote citado se enquadrou em um caso isolado.
Isso mostra os valores da marca com todo o zelo e cuidado que possui pelos seus consumidores ou solicitar o recolhimento voluntário após identificar a bactéria fatal.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]