Consumidores brasileiros são informados sobre mais uma proibição da ANVISA, cuja qual afeta marca amada e popular de carne após contaminação por bactérias
Quando nos dirigimos em um supermercado para comprar alimentos, a atenção quanto à qualidade dos produtos que escolhemos, ainda mais no setor de frios, carnes e congelados deve ser redobrada!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme exposto pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária ), ingerir carnes, congelados e embutidos com a data de validade vencida ou em condições impróprias para consumo podem culminar em consequências extremamente graves.
Entre os riscos possíveis, podemos listar desde uma desidratação profunda causada por diarreias e até mesmo uma infecção mais séria devido às contaminações por bactérias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até por isso a ANVISA, de forma frequente e incessante, inspeciona minuciosamente alimentos diversos, principalmente no que se refere ao setor dos açougues.
Proibição da ANVISA
Inclusive, no dia 26 de setembro de 2024, a ANVISA, por meio da RESOLUÇÃO Nº 3.531, determinou o recolhimento de um lote de uma linha de carnes da empresa Best Beef, produzida pela Frigorífico Silva Indústria e Comércio Ltda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida foi tomada após a própria empresa comunicar à autarquia que os resultados de análises microbiológicas dos produtos indicaram a presença das bactérias Clostridium perfringens e Escherichia coli.
O lote atingido é do produto : MIUDOS RESFRIADO DE BOVINO RUMEN MONDONGO MARCA BEST BEEF , com a data de fabricação: 09/09/2024.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perigos da Clostridium e Escherichia coli:
De acordo com o portal Blog Neoprescta, a contaminação por Escherichia coli pode provocar doenças, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Infecções urinárias;
- Diarreia;
- Colite hemorrágica;
- Síndrome hemolítico-urêmica.
Já a Clostridium pode causar vários dias de diarreia e desconforto abdominal, mas na medida em que os organismos se multiplicam no intestino, os sintomas podem aumentar até:
- Diarreia por 15 vezes por dia. Febre
- Sangue nas fezes.
Situação atual da empresa e manifestações.
VALE DEIXAR BEM CLARO QUE TAL proibição afetou SOMENTE o lote mencionado, sendo assim, a marca continua em plena atividade.
Suas redes oficiais contam com 38 mil seguidores, e através dela, a marca costuma postar as últimas novidades do mercado.
Inclusive, apesar de não encontrarmos nenhuma manifestação por parte da empresa a respeito do ocorrido, uma das suas publicações, através das suas redes sociais, deixa claro que a marca se preocupa com a qualidade do produto e se compromete a servir sempre o melhor para a mesa dos brasileiros.
Como podem ver na imagem abaixo:
Além disso, o recolhimento foi nos moldes voluntários, ou seja, a própria empresa notificou a autarquia, o que demonstra a preocupação real da mesma quanto à segurança da sua marca e o que produz.
- Importância da marca Best Beef do Frigorífico Silva: De acordo com o portal GZH, a história do Frigorifico Silva começou com Ivon Silva, em Rio Grande em 1972, que inclusive seguiu os passos do pai, que também era açougueiro. A partir de 2013 a Best Beef já estava atuante em 70 países, a maioria da África, da Ásia e do Oriente Médio, tendo como orgulho poder fornecer 75 toneladas por semana a um grande produtor de carne: o Uruguai.
O que o consumidor deve fazer se encontrar/comprar um produto notificado pela ANVISA?
Consumidores que identificarem os lotes com as descrições mencionadas acima, ou de qualquer outro produto notificado deve seguir os seguintes passos:
- Não consumir o produto: Primeiramente, deve se evitar o consumo do produto apontado como de risco;
- Fazer a devolução: Procure o estabelecimento e exija a devolução do produto que poderá ser trocado ou ressarcido pelo estabelecimento;
Recomendações finais:
Veja abaixo o que o consumidor deve fazer em qualquer tipo de consumo de alimentos, principalmente de carnes:
- Verifique a procedência dos alimentos: Ao adquirir alimentos, verifique a data de validade, a integridade da embalagem e a procedência do produto;
- Higienize os alimentos adequadamente: Lave bem as mãos antes de manipular alimentos e lave bem os alimentos, especialmente carnes e verduras;
- Cozinhe bem os alimentos: O cozimento adequado elimina a maioria dos microrganismos;
- Consulte um médico em caso de sintomas: Se você apresentar sintomas de intoxicação alimentar após o consumo de algum alimento, procure um médico imediatamente.
Conclusões finais
De fato, a preocupação quanto à segurança alimentar é ponto crucial para consumidores. E essa recente proibição da ANVISA devido à contaminação por bactérias serve como alerta sobre a importância de escolhermos com todo cuidado os nossos alimentos.
Se atentando sempre às datas de validade, aspecto visual e acompanhando os boletins da autarquia.