Consumidores brasileiros são informados sobre mais uma proibição da ANVISA, cuja qual afeta marca amada e popular de carne após contaminação por bactérias
Quando nos dirigimos em um supermercado para comprar alimentos, a atenção quanto à qualidade dos produtos que escolhemos, ainda mais no setor de frios, carnes e congelados deve ser redobrada!
Conforme exposto pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária ), ingerir carnes, congelados e embutidos com a data de validade vencida ou em condições impróprias para consumo podem culminar em consequências extremamente graves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os riscos possíveis, podemos listar desde uma desidratação profunda causada por diarreias e até mesmo uma infecção mais séria devido às contaminações por bactérias.
Até por isso a ANVISA, de forma frequente e incessante, inspeciona minuciosamente alimentos diversos, principalmente no que se refere ao setor dos açougues.
Proibição da ANVISA
Inclusive, no dia 26 de setembro de 2024, a ANVISA, por meio da RESOLUÇÃO Nº 3.531, determinou o recolhimento de um lote de uma linha de carnes da empresa Best Beef, produzida pela Frigorífico Silva Indústria e Comércio Ltda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida foi tomada após a própria empresa comunicar à autarquia que os resultados de análises microbiológicas dos produtos indicaram a presença das bactérias Clostridium perfringens e Escherichia coli.
O lote atingido é do produto : MIUDOS RESFRIADO DE BOVINO RUMEN MONDONGO MARCA BEST BEEF , com a data de fabricação: 09/09/2024.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Perigos da Clostridium e Escherichia coli:
De acordo com o portal Blog Neoprescta, a contaminação por Escherichia coli pode provocar doenças, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Infecções urinárias;
- Diarreia;
- Colite hemorrágica;
- Síndrome hemolítico-urêmica.
Já a Clostridium pode causar vários dias de diarreia e desconforto abdominal, mas na medida em que os organismos se multiplicam no intestino, os sintomas podem aumentar até:
- Diarreia por 15 vezes por dia. Febre
- Sangue nas fezes.
Situação atual da empresa e manifestações.
VALE DEIXAR BEM CLARO QUE TAL proibição afetou SOMENTE o lote mencionado, sendo assim, a marca continua em plena atividade.
Suas redes oficiais contam com 38 mil seguidores, e através dela, a marca costuma postar as últimas novidades do mercado.
Inclusive, apesar de não encontrarmos nenhuma manifestação por parte da empresa a respeito do ocorrido, uma das suas publicações, através das suas redes sociais, deixa claro que a marca se preocupa com a qualidade do produto e se compromete a servir sempre o melhor para a mesa dos brasileiros.
Como podem ver na imagem abaixo:
Além disso, o recolhimento foi nos moldes voluntários, ou seja, a própria empresa notificou a autarquia, o que demonstra a preocupação real da mesma quanto à segurança da sua marca e o que produz.
- Importância da marca Best Beef do Frigorífico Silva: De acordo com o portal GZH, a história do Frigorifico Silva começou com Ivon Silva, em Rio Grande em 1972, que inclusive seguiu os passos do pai, que também era açougueiro. A partir de 2013 a Best Beef já estava atuante em 70 países, a maioria da África, da Ásia e do Oriente Médio, tendo como orgulho poder fornecer 75 toneladas por semana a um grande produtor de carne: o Uruguai.
O que o consumidor deve fazer se encontrar/comprar um produto notificado pela ANVISA?
Consumidores que identificarem os lotes com as descrições mencionadas acima, ou de qualquer outro produto notificado deve seguir os seguintes passos:
- Não consumir o produto: Primeiramente, deve se evitar o consumo do produto apontado como de risco;
- Fazer a devolução: Procure o estabelecimento e exija a devolução do produto que poderá ser trocado ou ressarcido pelo estabelecimento;
Recomendações finais:
Veja abaixo o que o consumidor deve fazer em qualquer tipo de consumo de alimentos, principalmente de carnes:
- Verifique a procedência dos alimentos: Ao adquirir alimentos, verifique a data de validade, a integridade da embalagem e a procedência do produto;
- Higienize os alimentos adequadamente: Lave bem as mãos antes de manipular alimentos e lave bem os alimentos, especialmente carnes e verduras;
- Cozinhe bem os alimentos: O cozimento adequado elimina a maioria dos microrganismos;
- Consulte um médico em caso de sintomas: Se você apresentar sintomas de intoxicação alimentar após o consumo de algum alimento, procure um médico imediatamente.
Conclusões finais
De fato, a preocupação quanto à segurança alimentar é ponto crucial para consumidores. E essa recente proibição da ANVISA devido à contaminação por bactérias serve como alerta sobre a importância de escolhermos com todo cuidado os nossos alimentos.
Se atentando sempre às datas de validade, aspecto visual e acompanhando os boletins da autarquia.