Autarquia confirma a proibição de uma marca famosa de protetor solar e decreta a retirada às pressas do site da Shopee. O item foi falsificado e a agência precisou agir rápido
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pelo controle de qualidade e segurança de diversos produtos e serviços no Brasil. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o comunicado de proibição da autarquia contra um protetor solar com a sua retirada sendo exigida imediatamente do site da Shopee, gigante do comércio eletrônico.
É de grande valor ressaltar a ação da vigilância sanitária nacional, devido à importância do produto proibido. Isso porque, diariamente necessitamos do uso do protetor solar, visando proteger a nossa pele dos danos causados pelos raios ultravioleta (UV) do sol. Dessa forma, a Anvisa garantiu a qualidade e segurança mais uma vez aos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para quem não sabe, a Anvisa, além de barrar produtos fabricados inadequadamente, como com a ausência ou abundancia de compostos, ela também proíbe as falsificações de marcas registradas, sendo o caso que exporemos hoje. A agência proibiu todos os lotes do FILTRUM® FPS 30 PROTEÇÃO SOLAR UVA/UVB PELE OLEOSA ULTRA SECO CREME GEL HIDRATANTE fabricados na China, vendidos no site da Shopee.
A autarquia ressalta que até mesmo a fabricante de fato do protetor solar, a Libbs Farmacêutica, desconhece a fabricação na China. O comunicado de proibição de propagando, distribuição, fabricação, comercialização e uso do produto falsificado, foi cravado no dia 12 de julho deste ano e inclui todos os lotes do item mencionado.
Falsificação
É de grande importância mencionar que a empresa detentora da marca, no caso a Libbs Farmacêutica, bem como a Shopee, não possuem responsabilidade alguma sobre o produto comercializado nestas condições e ainda podem denunciar e processar os responsáveis que usam o nome patenteado pelas mesmas ilegalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, vale frisar que, a ação do órgão segue ativa, sendo inadmissível pela legislação brasileira a falsificação de produtos regularizados. Por fim, também destacamos a ausência de pronunciamentos dos envolvidos na falsificação, bem como da empresa responsável pela marca e pelo site comerciante.
Riscos de usar um produto falsificado
Um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology (2015) revelou que cosméticos falsificados podem estar contaminados com bactérias patogênicas, como Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Essa contaminação microbiana pode levar a infecções graves da pele e dos olhos, colocando a saúde em risco.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Libbs farmacêutica
A empresa tem o propósito de transformar conhecimento em saúde para a vida das pessoas e que, por isso, está atenta às suas necessidades. A Libbs está diariamente realizando investimentos em inovação e melhoria contínua dos seus produtos, de parcerias estratégicas e da educação médica. Além de atuar na produção de conteúdo confiável baseado em fatos e dados sobre saúde, prevenção a doenças e tratamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o papel da Anvisa?
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para diversas atividades no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. Sempre visando garantir a segurança e saúde populacional.