ALERTA!

Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

ANVISA proíbe marca de sal amada (Reprodução/Gov/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Agência Nacional do Seguro Social (Anvisa) cravou a proibição de uma marca de sal muito famosa nas cozinhas brasileiras. A seguir, veja todos os detalhes e veja o motivo do alerta

A Anvisa acabou suspendendo a venda e uso de uma das marcas de sal favoritas das donas de casa no Brasil. A motivação do órgão se deu após flagra alarmante envolvendo o produto, que acabou barrado.

Acontece que, conforme apurado pelo TV FOCO, o sal desempenha um papel importante na nossa alimentação. Sendo uma das principais fontes de sódio e iodo, dois nutrientes fundamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, quando o sal apresenta níveis insatisfatórios, ou acima do recomendado de iodo, o produto pode acabar sendo considerado prejudicial e inapropriado para o consumo, de acordo com a Anvisa.

Autarquia barra marca de sal

Por meio da resolução RE n° 1.689, publicada no dia 06 de maio de 2024, a Anvisa decretou a suspensão de venda e uso de um sal refinado, sendo um dos favoritos das donas de casa no Brasil.

O produto da marca Sal Moído Refinado Iodado União, pertencente a empresa Maranata Salineira do Brasil LTDA, acabou sendo barrado pela Anvisa devido os níveis insatisfatórios de iodo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa proibiu marca de sal famosa – Foto: Reprodução/Internet

De acordo com as informações do site oficial da Anvisa, o lote 01/24 do sal foi o único afetado pela proibição da autarquia. Destacando que as informações também estão no Diário Oficial da União (DOU).

Riscos do consumo do produto

O sal iodado desempenha um papel essencial na prevenção de doenças relacionadas à deficiência de iodo, como o bócio endêmico e o retardo mental grave em crianças.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a BVSMS, a deficiência desse mineral pode comprometer o desenvolvimento físico e cognitivo, especialmente em gestantes e crianças em fase de crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por essa razão, a adição de iodo ao sal de cozinha configura uma medida preventiva indispensável para a saúde pública, contribuindo para a redução de impactos negativos causados pela falta desse nutriente.

Assim, é essencial frisar a importância da fiscalização da Anvisa em produtos alimentícios amplamente consumidos, como o sal, garantindo padrões de qualidade e segurança para os consumidores.

A presença de iodo no sal de cozinha é de grande importância (Foto: Reprodução/ Internet)

Situação atual

A suspensão refere-se ao lote 01/24 do Sal Refinado Iodado União. Os demais produtos da marca, assim como outras linhas de sal iodado, permanecem disponíveis no mercado sem qualquer restrição.

Até o momento, a Maranata Indústria e Comércio de Sal LTDA não emitiu comunicado oficial sobre o caso.

Espera-se, contudo, que a empresa se posicione em breve, detalhando as ações corretivas que serão implementadas para reforçar a qualidade de seus produtos e assegurar a confiança dos consumidores.

Considerações finais

A Anvisa suspendeu o lote 01/24 do sal refinado iodado da marca União, da Maranata Salineira, por níveis inadequados de iodo, conforme a resolução RE nº 1.689.

A medida reforça a importância da fiscalização para garantir a segurança alimentar, já que o iodo é essencial para prevenir doenças como bócio e retardo cognitivo.

A empresa ainda não se pronunciou, mas espera-se que tome medidas corretivas para recuperar a confiança dos consumidores. Os demais produtos da marca permanecem liberados para venda.

Prédio da Anvisa em Brasília (Foto: Adriano Machado)

Maranata Salineira

De acordo com o site oficial da Maranata Salineira do Brasil Ltda, a empresa destaca que produz sal marinho de alta qualidade e pluralidade em minerais.

Isso garante a mesma a atender todos os mercados, exportar para 4 continentes e comercializar mais de 1 milhão de toneladas ao ano.

A empresa atua dede 2014 e segue inovando em seus produtos para apresentar aos brasileiros soluções saudáveis para o consumo de sal.

Afinal, a Anvisa fiscaliza o quê?

É dever do órgão controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Então, tudo aquilo consumido pelos brasileiros, está sujeito a autuação por parte da Anvisa.

Entre as ações, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço.

CLIQUE AQUI para ver mais matérias sobre a Anvisa.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile