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Carrefour, Tri Mais e+: ANVISA confirma retirada de gel de cabelo nº1 de mercados por descoberta de bactéria

Anvisa - Gel para cabelo (Foto: Reprodução)

Anvisa - Gel para cabelo (Foto: Reprodução)

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ANVISA confirma retirada do gel de cabelo número um dos mercados após descoberta de bactéria, deixando todos em alerta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) confirmou a retirada do gel de cabelo mais vendido do país das prateleiras após a identificação de uma contaminação por bactéria.

A medida busca proteger os consumidores, já que a presença do micro-organismo pode causar riscos à saúde, especialmente em casos de uso frequente.

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O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em e das informações da Anvisa detalha agora os motivos que levaram a retirada dessa maca de gel para cabelo.

Confirmado pela Anvisa

A Coty, grupo responsável pelas marcas Bozzano e NY.Looks, anunciou o recolhimento voluntário de lotes de géis fixadores após identificar a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em níveis acima dos permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida, publicada no dia 23/01/2025 no site da Anvisa, afeta produtos com validade entre setembro de 2024 e agosto de 2027, conforme comunicado oficial divulgado nesta semana.

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Gel para cabelo (Foto: Reprodução)

Os testes laboratoriais realizados pela empresa detectaram concentrações da bactéria superiores aos padrões regulatórios, embora a Pseudomonas aeruginosa seja comum no ambiente — presente no ar, água e até na pele humana.

A decisão de recall, segundo a Coty, prioriza a segurança dos consumidores, especialmente grupos vulneráveis, como imunossuprimidos ou pessoas com feridas abertas, que podem desenvolver infecções graves .

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Produtos Afetados pelo Recolhimento

Anvisa (Foto: Montagem)

Risco

Apesar de a bactéria representar baixo risco para a maioria da população, sua resistência a antibióticos e capacidade de causar infecções em tecidos lesionados ou sistemas imunológicos frágeis motivaram a ação preventiva.

Casos graves podem incluir pneumonia, septicemia ou complicações em feridas, conforme alerta do Manual MSD.

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Decisão da empresa

A empresa orienta os consumidores a interromperem imediatamente o uso dos produtos e entrarem em contato via telefone (0800 0001793) ou canal digital disponível 24 horas para solicitar reembolso ou substituição gratuita.

A Coty reforça que nenhum outro item das marcas foi contaminado e permanece seguro para uso.

“Primando pelo zelo e cuidados com o consumidor, a Savoy/Grupo Coty orienta consumidores a imediatamente cessarem o uso do produto, contatando a empresa para adesão à presente campanha de chamamento. E assim fazer jus a reembolso ou à substituição por outro produto, em perfeitas condições, sem qualquer custo”, diz a marca.

Produtos retirados do mercado (Foto: Reprodução | Bozzano)

Para facilitar o processo, a Savoy/Grupo Coty disponibilizou atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h, e garantiu que a troca será realizada sem custos. “Primamos pelo zelo com o consumidor”, destacou a empresa em nota, enfatizando a transparência nas ações.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à Anvisa, siga estas etapas:

  1. Use a plataforma Fala.BR: Registre sua reclamação ou denúncia no sistema oficial do governo, preenchendo o formulário eletrônico com detalhes do fato e, se possível, anexando fotos ou documentos comprobatórios .
  2. Forneça informações específicas: Inclua nome do estabelecimento, endereço, data do ocorrido e descrição clara da irregularidade (como produtos adulterados ou riscos sanitários) .
  3. Denúncia anônima: É possível realizar a denúncia sem identificação, mas evidências ajudam na apuração .
  4. Contato telefônico: Para urgências ou orientações, ligue para a Ouvidoria da Anvisa (0800 642 9782) ou para o Disque-Denúncia da Vigilância Sanitária estadual (como 0800-771-3541) .
  5. Acompanhe o processo: Após registrar a denúncia, use o número de protocolo gerado no Fala.BR para consultar o andamento .

Em casos locais (como estabelecimentos comerciais), priorize contatar a Vigilância Sanitária municipal .

CONCLUSÃO 

Por fim, o recall dos géis fixadores evidencia a importância de rigor nos controles sanitários e a responsabilidade corporativa diante de riscos à saúde pública.

Além disso, a Anvisa mantém papel crucial na fiscalização, enquanto a iniciativa da Coty demonstra proatividade.

Contudo, para consumidores, a lição é clara: verificar validade e lotes de produtos cosméticos pode evitar exposição a ameaças invisíveis, mas potencialmente perigosas.

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Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

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