Problemão
Vai te dar diarreia: ANVISA confirma retirada de queijo nº1 das donas de casa dos mercados por flagra fatal
20/07/2024 às 12h30
Agência Nacional de Vigilância Sanitária confirma a retirada de famoso queijo que todos amam dos mercados pois pode te dar diarreia
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), precisou fazer a retirada de um queijo famoso para o consumo dos brasileiros devido ao alto índice de uma substância que contamina as pessoas e pode até causar diarreia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o próprio portal de consultas da Anvisa ao qual todos os brasileiros tem acesso, o queijo minas padrão da marca ‘FRIMESA‘ está com medida cautelar ativa pela comercialização, uso e produção dos seus produtos.
Isso porque, de acordo com informações do site, o produto teve resultados analíticos insatisfatórios em relação aos estabelecidos no padrão microbiológico do produto (Estafilococos coagulase positiva e Escherichia coli acima dos limites estabelecidos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o portal, a própria Frimesa que se voluntariou para a retirada dos produtos dos supermercados e realizar a fiscalização necessária.
Estafilococos são microrganismos. Em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite. Na maioria das vezes, provoca a formação de abscesso. Algumas cepas elaboram toxinas que provocam gastroenterite, síndrome da pele escaldada e síndrome do choque tóxico. O diagnóstico é por coloração de Gram e cultura. O tratamento costuma ser com betalactâmicos resistentes à penicilinase, mas como a resistência a antibióticos é comum, pode ser necessário o uso de vancomicina ou outros antibióticos mais recentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A infecção por isso pode causar uma grande diarreia no corpo humano e isso faz com que os problemas se multipliquem cada dia mais.
A data da resolução é recente, do dia 20 de junho. No site e nas redes sociais da marca, não foram encontradas notas sobre o acontecimento nem nenhuma justificativa da retirada. Reiteramos que o espaço é aberto caso a empresa entre em contato após a publicação desta matéria.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
O QUE FAZ A ANVISA?
A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.
A Vigilância Sanitária de Produtos tem como principal atribuição controlar, monitorar, fiscalizar e regulamentar a produção, distribuição, transporte e comercialização de medicamentos, correlatos (produtos para saúde), saneantes domissanitários, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e agrotóxicos.
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]