ALERTA!
Infecção nos olhos e na pele: ANVISA confirma terror com leite e amendoim e PROIBE marca popular dos mercados
19/06/2024 às 18h00
Leite a amendoim são produtos bastante consumidos pelo brasileiros, por esse motivo, a proibição da Anvisa sobre uma marca, pegou todos de surpresa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu um alerta grave à população, ao confirmar casos de infecções nos olhos e na pele associados ao consumo de leite e amendoim de uma marca amplamente vendida nos supermercados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante da gravidade da situação, a ANVISA tomou a medida extrema de proibir a comercialização dos produtos, deixando consumidores e comerciantes em estado de alerta.
No dia 16 de abril, uma resolução ficou disponível no site da Anvisa que pegou todos de surpresa. Os detalhes deixaram muitos consumidores de leite e amendoim preocupados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a empresa ROBERTET DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA, comunicou a Anvisa o recolhimento voluntário de vários de seus produtos.
A Empresa é responsável por criar aromatizantes para outros produtos. Dentre a enorme lista, estão o LEITE AROMA IN 11091 (000477056 e 000477121), LEITE ARTIFICIAL (000477382) e AMENDOIM AROMA IN (000477058, 000477083 e 000477067 ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo dados no site da Anvisa, o recolhimento se deu devido a presença de propilenoglicol de uso industrial nos lotes dos aromatizantes listados.
Perigos do uso de propilenoglicol
O propilenoglicol (PG) é um líquido incolor, insípido e inodoro, com baixa toxicidade, utilizado em diversas áreas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Segundo a Multichemie, em geral, o propilenoglicol é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, quando a quantidade mínima é extrapolada, pode apresentar efeitos colaterais, como:
- Irritação da pele, olhos e mucosas: especialmente quando usado em altas concentrações.
- Dor de cabeça, náusea, vômito e diarreia: em casos raros, especialmente quando ingerido em grandes quantidades.
- Reações alérgicas: em pessoas sensíveis ao propilenoglicol.
Lembrando que foi própria empresa que comunicou a Anvisa sobre o recolhimento dos produtos.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para denunciar à ANVISA, acesse o portal da agência e clique na seção “Fale Conosco” ou “Ouvidoria”. Preencha o formulário de denúncia online com detalhes do ocorrido. Alternativamente, ligue para o número 0800-642-9782 para registrar a queixa.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu