Leite a amendoim são produtos bastante consumidos pelo brasileiros, por esse motivo, a proibição da Anvisa sobre uma marca, pegou todos de surpresa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu um alerta grave à população, ao confirmar casos de infecções nos olhos e na pele associados ao consumo de leite e amendoim de uma marca amplamente vendida nos supermercados brasileiros.
Diante da gravidade da situação, a ANVISA tomou a medida extrema de proibir a comercialização dos produtos, deixando consumidores e comerciantes em estado de alerta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 16 de abril, uma resolução ficou disponível no site da Anvisa que pegou todos de surpresa. Os detalhes deixaram muitos consumidores de leite e amendoim preocupados.
Acontece que a empresa ROBERTET DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA, comunicou a Anvisa o recolhimento voluntário de vários de seus produtos.
A Empresa é responsável por criar aromatizantes para outros produtos. Dentre a enorme lista, estão o LEITE AROMA IN 11091 (000477056 e 000477121), LEITE ARTIFICIAL (000477382) e AMENDOIM AROMA IN (000477058, 000477083 e 000477067 ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo dados no site da Anvisa, o recolhimento se deu devido a presença de propilenoglicol de uso industrial nos lotes dos aromatizantes listados.
Perigos do uso de propilenoglicol
O propilenoglicol (PG) é um líquido incolor, insípido e inodoro, com baixa toxicidade, utilizado em diversas áreas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
Segundo a Multichemie, em geral, o propilenoglicol é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, quando a quantidade mínima é extrapolada, pode apresentar efeitos colaterais, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Irritação da pele, olhos e mucosas: especialmente quando usado em altas concentrações.
- Dor de cabeça, náusea, vômito e diarreia: em casos raros, especialmente quando ingerido em grandes quantidades.
- Reações alérgicas: em pessoas sensíveis ao propilenoglicol.
Lembrando que foi própria empresa que comunicou a Anvisa sobre o recolhimento dos produtos.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para denunciar à ANVISA, acesse o portal da agência e clique na seção “Fale Conosco” ou “Ouvidoria”. Preencha o formulário de denúncia online com detalhes do ocorrido. Alternativamente, ligue para o número 0800-642-9782 para registrar a queixa.