Anvisa emite comunicado contra 8 produtos proibidos e atinge marcas gigantes
Produtos muito populares entre os consumidores e marcas gigantescas como Boticário e Avon são atingidas por comunicado emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Portanto, a Anvisa instituiu uma resolução em 2021 que inclui 8 substâncias proibidas em cosméticos, shampoos e sabonetes, e até mesmo as grandes empresas são obrigadas a seguir.
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Desse modo, a resolução lista substâncias que não podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes foi atualizada pelo órgão da vigilância.
“Essa resolução atualiza a RDC 83/2016 que foi revogada. Com sua publicação passam a ser proibidos oito novos ingredientes. Esses ingredientes são utilizados principalmente como conservantes em muitos produtos de uso diário como sabonetes e shampoos e durante a revisão da norma de conservantes permitidos foi identificado que estavam proibidos na Europa por diferentes motivos”, disse a Julcemara Gresselle de Oliveira, responsável pela Coordenação de Cosméticos da Anvisa.
“Estudos apontam que o uso contínuo desses ingredientes pode ocasionar efeitos no sistema endócrino, sensibilização cutânea ou pode ser tóxico para a reprodução”, ecplicou.
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“Desta forma, atuando em convergência internacional e seguindo os prazos estabelecidos no Mercosul, a Anvisa proibiu o uso dessas substâncias em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes novos”, finalizou.
Com isso, os ingredientes ficam proibidos em produtos novos, após a publicação dessa nova regra.
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Aqueles que já utilizavam essas substâncias terão que ser adequadas a partir da publicação.
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No entanto, após esse preço, caso os consumidores encontrem esses ingredientes na rotulagem dos produtos, devem comunicar à Anvisa por meio da Ouvidoria.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.