SERÁ?!
Nestlé, Cacau Show e Lacta estão avisadas: Canetada da ANVISA crava pedaços de inseto em chocolates populares
14/07/2024 às 8h20
Marcas de chocolates como a Nestlé, Cacau Show e Lacta estão cientes sobre uma ordem da ANVISA envolvendo fragmentos de insetos nos chocolates mais populares do mercado
Parece loucura a primeiro momento mas você sabia que, graças a uma canetada da ANVISA, algumas presenças bizarras como: pedaços de moscas, baratas, formigas, pelos de ratos e muito mais em alguns produtos são permitidas?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, de acordo com o que foi publicado pelo portal Notícias Uol, certas “nojeiras” são toleradas desde que estejam em conformidade com o limite pré-estabelecido por lei.
Agora você deve estar lendo essa matéria e se questionando: “É sério isso?”, MAS SIM! por mais estranho que isso seja e até mesmo os chocolates estão nessa lista …
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo tem limite!
Como mencionamos acima, existe um limite para essas presenças nada agradáveis e quem determina isso é o RDC-14, um conjunto de leis criado, ainda no ano de 2014, aonde o mesmo estipula o limite da “sujeira” aceita em um alimento sem que isso venha a causar risco à saúde dos consumidores.
Ali diz quantos fragmentos- ou seja, partes visíveis ou não a olho nu– de matéria estranha (insetos, excrementos, animais e pelos) que podem conter no alimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, de acordo com a Dedetizadora Joinville, consta nesta mesma legislação da ANVISA, até 10 fragmentos de insetos não indicativos de risco e permitidos em apenas 100 gramas de chocolate.
Sendo assim não se assuste caso as marcas famosas como Lacta, Nestlé, Cacau Show entre outras permitam e ainda estejam cientes da existência dessas pequenas surpresas em seus produtos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
O motivo para isso é que ainda não é possível realizar o controle durante a produção de chocolate, pois mesmo que as indústrias consigam eliminar com facilidade insetos inteiros ou pedaços considerados grandes, não existe um meio de identificar fragmentos microscópios.
Sendo assim, o que podemos fazer é contar com as boas práticas de fabricação, higiene e segurança asseguradas pelas empresas fabricantes, afim de evitar esse tipo de contaminação.
Fora isso, é praticamente impossível consumir alimentos como queijos, biscoitos ou macarrão sem engolir resquícios de insetos, por mais impecável que seja as condições de higiene de sua produção.
Mas como esses insetos são processados em meio ao chocolate?
Esses pequenos pedaços de insetos são processados termicamente junto com o alimento, fazendo com que diminua sua carga microbiana até um nível seguro para o consumo. O que não pode ocorrer, de forma alguma, é a contaminação por insetos após esse processamento.
Isso porque esse é o maior risco que nós consumidores corremos, considerando que muitos insetos podem transmitir doenças. Ademais, algumas pessoas podem manifestar alergia, irritação, urticária, enxaqueca ou asma.
A verdade é que todos nós estamos ingerindo partes de insetos pelo simples ato de respirar. Então, não se preocupe tanto e nem se culpe com os fragmentos dos insetos nos alimentos.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.