Anvisa confirma proibição em dois alimentos amados
No dia 20 e 24 de junho, a Anvisa emitiu um novo comunicado sobre a proibição de duas marcas populares, uma de queijo e outra de manteiga. A medida ocorreu após analises laboratoriais e resultados insatisfatórios.
Diariamente, inúmeros brasileiros consomem queijos e manteiga em suas refeições, principalmente por conta dos benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O queijo é uma excelente fonte de proteínas e cálcio, além de minerais importantes para a saúde, como fósforo, potássio e zinco, além de vitaminas A, B e D.
Já a manteiga tem minerais como cobre, zinco e manganês, que são antioxidantes importantes para a saúde geral.
Desse modo, os consumidores devem ficar atentos com as duas proibições da Anvisa para não adquirem os produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, iremos falar sobre a proibição do dia 20 de junho deste ano contra o queijo minas padrão, da marca Frimesa.
A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa Frimesa Cooperativa Central.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
O recolhimento ocorreu no Queijo Minas Padrão, 550g, marca Frimesa, lote 080424 QB (fabricado em 08/04/2024, válido por 90 dias após a fabricação).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal oficial da agência, a proibição ocorreu devido aos resultados analíticos insatisfatórios em relação aos estabelecidos no padrão microbiológico do produto.
Os resultados demonstraram estafilococos coagulase foram positivos e os escherichia coli acima dos limites estabelecidos.
A medida ocorreu apenas no lote citado acima, outros produtos da marca seguem no mercado com os padrões da Anvisa.
PRONUNCIAMENTO EMPRESA
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido. O espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MANTEIGA
No dia 24 de junho deste ano, a Anvisa também determinou a proibição da manteiga comum com sal registrado da marca Coopernova. O lote afetado foi:
MANTEIGA COMUM COM SAL REGISTRO DE RÓTULO N° 0009/3675 DA MARCA COOPERNOVA (fabricados em 28/03/2024 e 05/04/2024)
Segundo o site oficial da agência, o produto não garante a pasteurização lenta do creme de leite e/ou creme de soro utilizado na produção de manteiga de primeira qualidade, manteiga comum e nata.
Desse modo, o termo de suspensão provisória (cautelar) do Coordenação do 1º Serviço de Inspeção de Produtos de origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu o processo de fabricação.
A medida ocorreu apenas no lote citado acima, outros produtos da marca seguem no mercado com os padrões da Anvisa.
PRONUNCIAMENTO
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido. O espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
POR QUE AS EMPRESAS SÃO IMPORTANTES?
Fundada em dezembro de 1977, a Frimesa tornou-se uma das maiores empresas de alimentos do país.
A empresa segue a risca a produção de alimentos com qualidade, inovação na tecnologia e no crescimento sustentável.
A Frimesa, além de estar presente na maioria das casas brasileiras, também é responsável por inúmeros empregos.
Já a Coopernova foi fundada em 1987. Desde então, a empresa cresceu no ramo de bebidas lácteas e alimentos em Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.
A empresa também segue a risca os padrões de qualidade e promove milhares de empregos.
COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?
A agência é fundamental para garantir a qualidade dos produtos para os consumidores. Mas, poucos sabem como fazer uma denúncia sobre algum produto.
Para realizar uma denúncia, a Anvisa recomenda entrar com a Vigilância Sanitária de seu município ou com a própria agência mesmo, por meio da Ouvidoria.