Chocante!
Rins parando e terror com chocolate: A proibição da ANVISA contra marca alimentícia desmascarada na Record
24/06/2024 às 13h20

ANVISA publica proibição urgente de substância tóxica em marca muito famosa
Marca alimentícia muito famosa e popular entre os consumidores é alvo de proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, após fiscais detectarem substância nociva a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o Jornal da Record, a empresa Tecno Clean, fornecedora da marca Bassar, foi proibida de distribuir dois lotes de petiscos para cães que constavam a substância de etilenoglicol.
“A Anvisa determinou a proibição do uso em alimentos da substância que pode ter causado a intoxicação e morte de dezenas de cães em vários estados”, informou o telejornal em setembro de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, os lotes foram analisados e detectados com a substância extremamente tóxica, quando ingerida. O etilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo levar à morte.
Vale ressaltar que o alerta também vale para todas as empresas envolvidas na cadeia produtiva de alimentos para consumo humano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção, donas de casa: ANVISA baixa o facão e proíbe chocolate nº1 após grave descoberta em 2025
● Frango infestado de larvas: Descoberta aterrorizante aciona a Vigilância Sanitária às pressas no Paraná, PR
● Linguiça recheada de moscas: Interdição e prisão em Mercado nº1 de Campo Grande, MS, liga alerta da ANVISA
Segundo informações do portal G1, os lotes contaminados vendidos pela Tecno Clean são: AD5035C22 e AD4055C21.
As demais empresas que usam o propilenoglicol, mas não têm relação direta com os lotes contaminados, devem revisar e manter atualizados os procedimentos internos de seleção e qualificação de fornecedores e recebimento de matérias-primas.
Além disso, é necessário ter um alerta com produtos como coberturas e xaropes para produtos de panificação e biscoitos e para chocolates e similares e para banhos de confeitaria.
Contudo, na época a marca Bassar se pronunciou e afirmou que comprou a substância da Tecno Clean, que disse que comprou da A&D Química, que, por sua vez, também afirmou ser apenas revendedora.
Segundo a A&D, os produtos de seu portfólio, incluindo o propilenoglicol, não possuem destinação alimentícia e são destinados exclusivamente à fabricação de itens para higiene e limpeza.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.



Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.