ANVISA publica proibição urgente de substância tóxica em marca muito famosa
Marca alimentícia muito famosa e popular entre os consumidores é alvo de proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, após fiscais detectarem substância nociva a saúde.
Portanto, de acordo com o Jornal da Record, a empresa Tecno Clean, fornecedora da marca Bassar, foi proibida de distribuir dois lotes de petiscos para cães que constavam a substância de etilenoglicol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Anvisa determinou a proibição do uso em alimentos da substância que pode ter causado a intoxicação e morte de dezenas de cães em vários estados”, informou o telejornal em setembro de 2022.
Desse modo, os lotes foram analisados e detectados com a substância extremamente tóxica, quando ingerida. O etilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo levar à morte.
Vale ressaltar que o alerta também vale para todas as empresas envolvidas na cadeia produtiva de alimentos para consumo humano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta: Restaurante famoso de shopping em Pernambuco sofre com infestação de ratos em 2025
● Intoxicação e ida à UTI: Produto nº1 dos salões em Fortaleza, CE, traz pesadelo e liga alerta na ANVISA
● Torta com denúncia de envenenamento e internação na UTI: Padaria nº1 de BH, MG, acende alerta na ANVISA
Segundo informações do portal G1, os lotes contaminados vendidos pela Tecno Clean são: AD5035C22 e AD4055C21.
As demais empresas que usam o propilenoglicol, mas não têm relação direta com os lotes contaminados, devem revisar e manter atualizados os procedimentos internos de seleção e qualificação de fornecedores e recebimento de matérias-primas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é necessário ter um alerta com produtos como coberturas e xaropes para produtos de panificação e biscoitos e para chocolates e similares e para banhos de confeitaria.
Contudo, na época a marca Bassar se pronunciou e afirmou que comprou a substância da Tecno Clean, que disse que comprou da A&D Química, que, por sua vez, também afirmou ser apenas revendedora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a A&D, os produtos de seu portfólio, incluindo o propilenoglicol, não possuem destinação alimentícia e são destinados exclusivamente à fabricação de itens para higiene e limpeza.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.