COMO ASSIM?!

Atenção, donas de casa: ANVISA confirma retirada de marca de carne nº1, ovos e farinha após descoberta

ANVISA confirma o recolhimento de três marcas de ovos, carne e farinha após descoberta (Foto Reprodução/Lennita/Tv Foco/Canva)

ANVISA confirma o recolhimento de três marcas de ovos, carne e farinha após descoberta (Foto Reprodução/Lennita/Tv Foco/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA emitiu alertas envolvendo marcas famosas de carne, ovos e até mesmo de farinha após descoberta grave e situação é essa.

Ao realizar compras para o nosso lar, especialmente de alimentos, é fundamental manter-se em alerta aos avisos comunicados da ANVISA quanto a certos produtos.

Essa vigilância é essencial para garantir a qualidade e segurança dos alimentos, protegendo-nos de riscos à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ANVISA, em 2023 e 2024, proibiu e restringiu diversos produtos por conta de graves problemas, como riscos de contaminação.

Sendo assim, a partir de informações oficiais da própria autarquia, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco levantou mais detalhes sobre esses casos e os cuidados que devemos ter com certos produtos.

1- Ovos

Ainda em junho de 2023, a ANVISA, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.995, publicada através do Diário Oficial da União, proibiu a venda dos ovos tipo caipira vermelho, da marca Granja Dourados, pertencente à empresa Granja Dourados – Fernanda Flávia Ferreira de Arvelos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso se deu após os mesmos apresentarem riscos no consumo:

Sem essas garantias, é impossível passar a segurança de que os mesmos foram produzidos dentro dos parâmetros necessários de qualidade.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ovos da Granja Dourados não tinha autorização da ANVISA (Foto Reprodução/Freepik)

Só para ter ideia do perigo que isso apresenta, de acordo com a própria Vigilância Sanitária, alimentos preparados sem supervisão e que não obedecem aos critérios de higiene podem provocar as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s) ou intoxicação alimentar provocadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais ou substâncias químicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações obtidas no Portal da Transparência, o CNPJ da empresa mencionada permanece ativo, porém não foram encontrados seus produtos em nenhum local ou canal de vendas, como lojas credenciadas, sites oficiais e redes sociais.

Devido à falta de informação necessária, não foi possível saber a real situação dos produtos e da marca, tampouco encontrar manifestações sobre o ocorrido.

2- Flocão Cordeiro

Já no dia 18 de setembro de 2024, o Flocão Cordeiro de 500 g, espécie de farinha muito usada nas famosas farofas e acompanhamentos, também emitiu um alerta confirmado pela ANVISA.

Conforme o boletim da ANVISA, foi determinada a suspensão dos lotes após uma ação de recolhimento voluntário da própria empresa:

Boletim da ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/ANVISA)

Manifestações da marca e situação atual nos mercados:

Ao procurar manifestações e notas oficiais sobre o ocorrido, as mesmas não foram encontradas, entretanto, o espaço permanece aberto para que a marca possa expor a sua versão dos fatos, se assim quiser.

Porém, deve-se levar em consideração que a medida só foi tomada após o recolhimento voluntário, conforme dito acima.

Ou seja, o alerta partiu por iniciativa da própria empresa, o que ressalta a importância que a mesma dá em manter a sua idoneidade e transparência.

O que fortalece o compromisso e até mesmo a confiança depositada por parte dos clientes.

Inclusive, todos os seus produtos e linhas de demais lotes estão sendo vendidos normalmente, nos principais pontos de venda, conforme podem ver na imagem abaixo:

Flocão cordeiro voltou a ser vendido normalmente (Foto Reprodução/Google Shopping)

2- Miúdos resfriados de bovino rúmen mondongo, marca Best Beef

Por fim, no dia 26 de setembro de 2024, a ANVISA, por meio da RESOLUÇÃO n.º 3.531, confirmou o recolhimento de um lote de uma linha de carnes da empresa Best Beef, produzida pelo Frigorífico Silva Indústria e Comércio Ltda.

Porém, da mesma forma que ocorreu com o Flocão, foi a própria empresa que notificou a autarquia sobre a contaminação dos produtos por Clostridium perfringens e Escherichia coli.

Tal ação acabou culminando na retirada do produto em todos os supermercados do país.

O lote atingido é do produto: MIÚDOS RESFRIADOS DE BOVINO RÚMEN MONDONGO MARCA BEST BEEF, com a data de fabricação: 09/09/2024.

Perigos da Clostridium e Escherichia coli:

Conforme o portal Blog Neoprescta, a contaminação por Escherichia coli pode provocar doenças, como:

Por outro lado, a Clostridium pode causar vários dias de diarreia e desconforto abdominal, mas enquanto os organismos se multiplicam no intestino, os sintomas podem aumentar até:

Situação atual da empresa e manifestações.

Vale destacar que a proibição afetou SOMENTE o lote mencionado, sendo assim, a marca continua em plena atividade.

Além disso, as suas redes oficiais contam com 38 mil seguidores, e através delas, a marca costuma postar as últimas novidades do mercado.

Por fim, apesar de não encontrarmos nenhuma manifestação por parte da empresa a respeito do ocorrido, uma das suas publicações, através das suas redes sociais, retifica que a marca se preocupa com a qualidade do produto e se compromete a servir sempre o melhor para a mesa dos brasileiros.

Conforme podem ver na imagem abaixo:

Best Beef se compromete e garante a qualidade dos seus produtos (Foto Reprodução/Instagram)

Isso sem falar que, como mencionamos, o recolhimento foi feito nos moldes voluntários, o que atesta tal preocupação quanto à segurança da sua marca e do que produz.

Qual a recomendação da ANVISA ao comprar carnes?

Veja abaixo o que o consumidor deve fazer em qualquer tipo de consumo de alimentos, principalmente de carnes:

Consulte um médico em caso de sintomas: Portanto, se você apresentar sintomas de intoxicação alimentar após o consumo de algum alimento, procure um médico imediatamente. Para saber sobre mais medidas da ANVISA, clique aqui*

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile