CHOCANTE
Comida infantil tirada e grave denúncia contra o Carrefour: Anvisa dá 2 avisos URGENTES
12/02/2024 às 19h14

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa é responsável pela fiscalização de vários produtos
Sendo assim, uma comida infantil foi retirada dos mercados, assim como uma grave denúncia foi feita contra o Carrefour, além da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mandar recolher 28 lotes de bebida por conter fragmentos de vidro.
Responsável por tudo que é consumido no Brasil, a Anvisa tem um controle rigoroso de qualidade e nesse caso, ela precisou mandar suspender rapidamente uma comida infantil devido à descoberta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Chocolate com chumbo e metal: Marca popular acaba arrancada às pressas dos mercados por decreto da ANVISA
Conforme informações do seu site oficial do Governo, no último dia 12 de janeiro de 2024, a Anvisa proibiu a fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG, após comunicado proveniente da agência reguladora norte-americana U.S. Food and Drug Administration (FDA).
Isso foi relacionado ao recolhimento voluntário de alguns lotes, devido a uma possível contaminação por Cronobacter sakazakii. Trata-se de uma bactéria pertencente ao gênero Cronobacter spp. e pode causar infecções em humanos, principalmente em recém-nascidos.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abacaxi e laranja: Descoberta da ANVISA traz alerta emergencial sobre 2 frutas populares no Brasil

Barata, nojeira e +: Vigilância Sanitária interdita restaurante n°1 de Porto Alegre por risco de contaminação

Risco fatal: Anvisa faz proibição contra n°1 das mulheres 40+ em SP e BH, após flagra de insalubridade em 2025

Anvisa (Foto: Reprodução / Pronatec)
Os lotes afetados, com códigos de barras 300871239418 ou 300871239456 e prazo de validade até 01/01/2025, são: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX. Embora não tenham sido exportados para o Brasil, a Anvisa optou pela medida preventiva de proibição de comercialização.
Os últimos dados divulgados pela FDA informam que esses produtos foram exportados para os seguintes países: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações fornecidas pela empresa em seus endereços eletrônicos, até o momento não foram identificados casos de infecções relacionados ao consumo desses lotes do produto. O recolhimento não abrange outros lotes da fórmula infantil.

Lote barrado pela Anvisa do Nutramigen (Foto: Reprodução / GOV )
GRAVE DENÚNCIA CONTRA O CARREFOUR?
A Anvisa e a Polícia Civil de São Paulo encontram-se em plena investigação após denúncia feita no dia 15 de dezembro de 2023. O alvo atual do órgão fiscalizador é a renomada rede de supermercados Carrefour, acusada de vender um teste de glicemia com a agulha já usada.
Esse tipo de situação é uma violação grave das regras sanitárias. O fato aconteceu no dia 4 de dezembro, na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo e está levantando sérias preocupações sobre as práticas de saúde e segurança de acordo com informações do portal UOL.

A venda ilegal de dispositivos médicos aconteceu em um teste ‘ACCU-CHEK’ de glicemia. O produto foi violado e até testado em outra pessoa, um sério risco que a Anvisa investigará com urgência.
O Carrefour ainda não se manifestou sobre a situação até a atualização deste texto. A saber, a investigação não só determinará a veracidade da grave acusação, como também revelará as medidas cabíveis para prevenir tais ocorrências no futuro.

Carrefour (Foto: Reprodução / Pronatec)
Autor(a):
Diego Laureano
Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: diego.laureano@otvfoco.com.br