A Anvisa é responsável pela fiscalização de vários produtos
Sendo assim, uma comida infantil foi retirada dos mercados, assim como uma grave denúncia foi feita contra o Carrefour, além da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mandar recolher 28 lotes de bebida por conter fragmentos de vidro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Responsável por tudo que é consumido no Brasil, a Anvisa tem um controle rigoroso de qualidade e nesse caso, ela precisou mandar suspender rapidamente uma comida infantil devido à descoberta.
SAIBA MAIS! Chocolate com chumbo e metal: Marca popular acaba arrancada às pressas dos mercados por decreto da ANVISA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações do seu site oficial do Governo, no último dia 12 de janeiro de 2024, a Anvisa proibiu a fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG, após comunicado proveniente da agência reguladora norte-americana U.S. Food and Drug Administration (FDA).
Isso foi relacionado ao recolhimento voluntário de alguns lotes, devido a uma possível contaminação por Cronobacter sakazakii. Trata-se de uma bactéria pertencente ao gênero Cronobacter spp. e pode causar infecções em humanos, principalmente em recém-nascidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lotes afetados, com códigos de barras 300871239418 ou 300871239456 e prazo de validade até 01/01/2025, são: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX. Embora não tenham sido exportados para o Brasil, a Anvisa optou pela medida preventiva de proibição de comercialização.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os últimos dados divulgados pela FDA informam que esses produtos foram exportados para os seguintes países: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações fornecidas pela empresa em seus endereços eletrônicos, até o momento não foram identificados casos de infecções relacionados ao consumo desses lotes do produto. O recolhimento não abrange outros lotes da fórmula infantil.
GRAVE DENÚNCIA CONTRA O CARREFOUR?
A Anvisa e a Polícia Civil de São Paulo encontram-se em plena investigação após denúncia feita no dia 15 de dezembro de 2023. O alvo atual do órgão fiscalizador é a renomada rede de supermercados Carrefour, acusada de vender um teste de glicemia com a agulha já usada.
Esse tipo de situação é uma violação grave das regras sanitárias. O fato aconteceu no dia 4 de dezembro, na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo e está levantando sérias preocupações sobre as práticas de saúde e segurança de acordo com informações do portal UOL.
A venda ilegal de dispositivos médicos aconteceu em um teste ‘ACCU-CHEK’ de glicemia. O produto foi violado e até testado em outra pessoa, um sério risco que a Anvisa investigará com urgência.
O Carrefour ainda não se manifestou sobre a situação até a atualização deste texto. A saber, a investigação não só determinará a veracidade da grave acusação, como também revelará as medidas cabíveis para prevenir tais ocorrências no futuro.