ALERTA

Bactéria mortal e risco à saúde: Anvisa decreta a retirada de 3 marcas de carne dos mercados

23/04/2024 às 21h27

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa fez proibição envolvendo 3 marcas de carne (Foto: Reprodução/ Internet)

Marcas de carne foram alvos de ação da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos de uma autuação do órgão federal contra 3 marcas de carnes muito conhecidas em nosso Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que somos um dos países que mais consomem carnes em todo o mundo. O consumo dessa importante proteína em nosso país passou a fazer parte da vida de milhões de pessoas. Dessa forma, sempre surge uma grande preocupação quando uma notícia como essa envolvendo a Anvisa é divulgada.

O órgão decidiu determinar a paralisação da venda de lotes envolveu três empresas famosas entre os brasileiros. As empresas envolvidas na determinação são: Best Beef, Rei das Carnes Gourmet e BF Meat. Trataremos cada um dos casos nessa matéria e mostraremos todos os detalhes que levaram a tomada dessa atitude.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Começaremos falando da BF Meat, produzidos por Berfrigo Alimentos LTDA. Segundo informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 07 de março de 2022, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e o uso do lote 27/01/2022 do produto Carne Resfriada de Bovino Sem Osso – Filé Mignon 3/4.

Anvisa cravou a retirada de 3 carnes populares (Reprodução/Montagem/Gov/Extra)
Anvisa cravou a retirada de 3 carnes populares (Reprodução/Montagem/Gov/Extra)

O recolhimento foi iniciado pela própria empresa, devido à detecção Salmonella spp. A detecção da Salmonella spp ocorreu por análise laboratorial realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no seu Serviço de Inspeção Federal (SIF). Vale lembrar que a bactéria pode causar sérios problemas a saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 02 de junho do ano passado, a Anvisa proibiu a comercialização e o uso do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, marca Best Beef. O lote era com a data de fabricação de 06/05/2023 com prazo de validade 03/09/2023, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA.

Assim como o caso anterior, o recolhimento se deu por conta da Salmonella spp. no produto. A Best Beef também realizou o recolhimento do lote citado. Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de Produtos Cárneos Congelados, marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) o dia 21 de agosto de 2023.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa
Empresa recolheu lote de carne contaminada, após receber alerta da Vigilância Sanitária (Foto: Divulgação)

A medida ocorreu após a denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais. Segundo o portal, havia indícios de que o estabelecimento responsável não se encontra regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições higiênico-sanitárias eram desconhecidas.

Falta de pronunciamento e situação atual:

Vale lembrar que não foi encontrado nenhum pronunciamento das empresas citadas nessa matéria. Entretanto, elas cumpriram a retirada voluntária dos produtos seguindo as determinações da Anvisa. Além disso, as marcas de carnes seguem operando normalmente.

Quais os riscos da contaminação por Salmonella?

A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte.

Anvisa
ANVISA carne

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.