ALERTA

Bactéria mortal e risco à saúde: Anvisa decreta a retirada de 3 marcas de carne dos mercados

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa fez proibição envolvendo 3 marcas de carne (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcas de carne foram alvos de ação da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos de uma autuação do órgão federal contra 3 marcas de carnes muito conhecidas em nosso Brasil.

Vale lembrar que somos um dos países que mais consomem carnes em todo o mundo. O consumo dessa importante proteína em nosso país passou a fazer parte da vida de milhões de pessoas. Dessa forma, sempre surge uma grande preocupação quando uma notícia como essa envolvendo a Anvisa é divulgada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O órgão decidiu determinar a paralisação da venda de lotes envolveu três empresas famosas entre os brasileiros. As empresas envolvidas na determinação são: Best Beef, Rei das Carnes Gourmet e BF Meat. Trataremos cada um dos casos nessa matéria e mostraremos todos os detalhes que levaram a tomada dessa atitude.

Começaremos falando da BF Meat, produzidos por Berfrigo Alimentos LTDA. Segundo informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 07 de março de 2022, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e o uso do lote 27/01/2022 do produto Carne Resfriada de Bovino Sem Osso – Filé Mignon 3/4.

Anvisa cravou a retirada de 3 carnes populares (Reprodução/Montagem/Gov/Extra)

O recolhimento foi iniciado pela própria empresa, devido à detecção Salmonella spp. A detecção da Salmonella spp ocorreu por análise laboratorial realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no seu Serviço de Inspeção Federal (SIF). Vale lembrar que a bactéria pode causar sérios problemas a saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 02 de junho do ano passado, a Anvisa proibiu a comercialização e o uso do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, marca Best Beef. O lote era com a data de fabricação de 06/05/2023 com prazo de validade 03/09/2023, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA.

Assim como o caso anterior, o recolhimento se deu por conta da Salmonella spp. no produto. A Best Beef também realizou o recolhimento do lote citado. Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de Produtos Cárneos Congelados, marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) o dia 21 de agosto de 2023.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa recolheu lote de carne contaminada, após receber alerta da Vigilância Sanitária (Foto: Divulgação)

A medida ocorreu após a denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais. Segundo o portal, havia indícios de que o estabelecimento responsável não se encontra regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições higiênico-sanitárias eram desconhecidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falta de pronunciamento e situação atual:

Vale lembrar que não foi encontrado nenhum pronunciamento das empresas citadas nessa matéria. Entretanto, elas cumpriram a retirada voluntária dos produtos seguindo as determinações da Anvisa. Além disso, as marcas de carnes seguem operando normalmente.

Quais os riscos da contaminação por Salmonella?

A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile