A autarquia surpreendeu com uma proibição urgente relacionada a 3 marcas populares de carne que precisaram ser arrancadas às pressas dos supermercados. A seguir, confira tudo sobre cada uma delas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em vários setores, trabalhando assídua e efetivamente para garantir a qualidade de uma série de produtos e serviços que chegam ao consumidor final. Nesta manhã de terça-feira (13), iremos falar sobre a ação do órgão ao proibir e retirar de circulação 3 marcas populares de frango e mais 2 carnes.
Vale dizer que as carnes são um dos alimentos mais consumidos no mundo diariamente. Isso porque possui uma grande variedade na cozinha, podendo ser usado em diversos pratos. Além disso, quase todo mundo ama um churrasco, ou um cachorro-quente não é verdade? No entanto, as marcas que citaremos tiveram que fazer o recall de seus produtos devido a uma contaminação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seguir, confira todos os detalhes sobre esse assunto
Marca de frango proibida
Segundo o portal da Anvisa, a agência suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. A decisão foi tomada através da resolução n° 587, de 09 de fevereiro de 2024.
Vale dizer que, a medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa, segundo informou o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos. A bactéria também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica que culminam risco fatal, segundo o ‘UOL’.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
A empresa também fez o pedido de recolhimento voluntário. Para quem não sabe, isso é feito pela empresa responsável pelo produto, ao identificar uma situação de risco sanitário. Além disso, até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Mas, nossa matéria permanece em aberto para atualização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Salsicha
Outra empresa que teve um de seus produtos barrados pela Anvisa foi a Carrer Alimentos, da empresa Carrer Alimentos LTDA. No dia 1° de dezembro de 2023, a agência publicou a resolução Nº 4.621 onde proibia a comercialização, distribuição e uso, e comunicava o recolhimento do lote 18/10/2023 (validade 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada.
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes. A bactéria pode causar infecção intrauterina, corioamnionite, parto prematuro, entre outras coisas.
Por se tratar de um recolhimento voluntário, os outros produtos seguiram sendo comercializados normalmente, com a marca atuando plenamente no mercado alimentício. A Carrer Alimentos declarou em comunicado ao portal Notícias Concursos na época.
“Estamos comprometidos com a segurança dos alimentos e a satisfação dos nossos clientes. Tomamos todas as medidas necessárias para resolver a situação e garantir que isso não aconteça novamente”.
Carne
Por fim, a última marca é a Carne Congelada de Bovino Sem Osso – Cupim marca Cedro Alimentos, no dia 9 de fevereiro deste ano. Conforme a agência, foi cravado a suspensão de uso, comercialização e distribuição do lote n° 13012024 do produto, fabricado em 13/01/2024, prazo de validade: 12/01/2026. Na ocasião, o órgão federal explicou o motivo.
Eles informaram que a motivação se deu devido à detecção de contaminação pela bactéria Escherichia coli, essa que pode causar diversas infecções. A notícia, vale lembrar, pegou muitas pessoas completamente de surpresa, uma vez que a marca é bastante querida entre os consumidores. Principalmente, por sempre se preocupar com a qualidade de seus produtos.
Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular. Apesar disso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Qual a função da Anvisa?
Segundo o ‘Gov.br’, a Anvisa, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população. Por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados