ANVISA determina o recolhimento de 8 escovas progressivas desmascaradas por fazer uso de formol, substância extremamente nociva ao cabelo, e essa é a situação
As escovas progressivas têm sido uma das soluções mais procuradas por quem busca cabelos lisos e sem frizz, sendo amplamente utilizadas por homens e mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o uso de formol nesses tratamentos pode representar sérios riscos à saúde. O formol, além de não ser permitido pela ANVISA para uso cosmético, pode desencadear uma série de problemas, como:
- Queda de cabelo
- Irritações nos olhos, nariz e garganta
- Queimaduras no couro cabeludo
- Reações alérgicas severas, incluindo dificuldades respiratórias
Irregularidades encontradas nas progressivas
De acordo com o portal oficial da ANVISA, a fim de proteger cabeleireiros e consumidores que entram em contato diário com esses produtos, a autarquia baniu o uso excessivo da substância nos produtos com fins cosméticos, desde 2009, como podem ver por aqui*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, em 2018, a Proteste, organização de defesa do consumidor, realizou um estudo com as 12 marcas mais vendidas no mercado brasileiro de escovas progressivas.
O teste avaliou a rotulagem, dosagem de formaldeído e o pH dos produtos. Por fim, o resultado revelou que 8 das 12 marcas apresentaram irregularidades significativas quanto à presença do formol no talo, ou seja, em quantidades abusivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal Metrópoles, das 12 marcas analisadas, apenas a Probelle e Portier Unique estavam regulares.
Sobrando assim 8 marcas, que além da presença em excesso do formol, apresentaram:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Notificações vencidas ou canceladas de alguns produtos, o que torna ilegal sua comercialização
- Uso de substâncias alternativas, como o ácido glioxílico, que também pode liberar formol durante o processo de alisamento, embora não esteja explicitamente listado como tal
Entre as marcas mencionadas no relatório estão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Zap All Time,
- Gloss Profissional;
- Maria Escandalosa;
- Foreverliss;
- G Hair (Tratamento capilar marroquino e Fórmula Original Alemã);
- Etnik Brasil;
- Madamelis;
- Maria Glamurosa.
Consequências e situação atual
Diante das descobertas, a Proteste solicitou a retirada imediata dos produtos irregulares do mercado para garantir a segurança dos consumidores.
Até o momento, não houve manifestações públicas significativas das marcas envolvidas em resposta ao estudo ou ao pedido de retirada dos produtos, mas, é bom lembrar que o espaço permanece em aberto se assim desejarem.
Além disso, ao que tudo indica, TODAS essas marcas já regularizaram a situação, exceto a Gloss Profissional, uma vez que da lista ela foi a única que não voltou ao mercado.
Essas falhas regulatórias e o uso indevido de substâncias perigosas destacam a necessidade de maior fiscalização e conscientização por parte dos consumidores sobre os riscos potenciais desses tratamentos de alisamento capilar.
Importância das marcas:
- 1- Zap All Time: A linha faz parte do portfólio da Zap Cosméticos, fundada em 2009 e se destaca no segmento de alisamento capilar, sendo uma das marcas mais conhecidas no Brasil para tratamentos de escova progressiva. A Zap All Time é amplamente comercializada em salões de beleza.
- 2. Gloss Profissional: Embora não haja informações precisas sobre sua fundação, a marca vem sendo usada por profissionais de beleza há mais de uma década. Popular entre cabeleireiros, a Gloss Profissional é conhecida por oferecer uma linha completa de produtos de alisamento e tratamento capilar.
- 3. Maria Escandalosa: A marca surgiu em meados de 2012 e ganhou popularidade entre os salões de beleza. Ela também ganhou destaque por oferecer escovas progressivas com preço competitivo e ampla disponibilidade no mercado brasileiro.
- 4. Forever Liss: Criada em 2012, a Forever Liss é uma das marcas mais conhecidas no mercado de cosméticos capilares, ela oferece uma linha extensa de produtos para cuidados com o cabelo, incluindo escovas progressivas.
- 5- G Hair (Tratamento Capilar Marroquino e Fórmula Original Alemã): G Hair é parte da Inoar Cosméticos, fundada em 2006, ela oferece um tratamento capilar marroquino, que se tornou bastante popular no Brasil e internacionalmente.
- 6 – Etnik Brasil: Ela é relativamente nova no mercado, uma vez que está ativa desde 2015. Porém ela se posiciona como uma marca focada em diversidade de cabelos, incluindo tratamentos para cabelos cacheados e crespos.
- 7- Madamelis: Ativa desde 2014, a marca é conhecida por oferecer um tratamento capilar que promete um alisamento duradouro. O foco está na inovação dos produtos e no desenvolvimento de fórmulas com ativos menos agressivos.
- 8- Maria Glamurosa: Lançada em 2013, a marca é voltada para o segmento de cuidados capilares profissionais, tendo uma boa aceitação nos salões de beleza brasileiros.
Qual alternativa para quem quer alisar sem química?
Apesar das progressivas químicas serem as primeiras opções pra quem quer alisar, diariamente o TV Foco compartilha receitas naturais que podem ajudar no processo de alisamento sem prejudicar os fios nem a saúde.
Entretanto, é bom ter em mente que mesmo sendo uma receita natural, ainda assim, deve-se fazer um teste para evitar alergias ou problemas maiores.
Sendo assim, veja abaixo uma dessas receitas para que você possa fazer ainda hoje:
Ingredientes:
- 1 xícara de leite de coco
- 1/2 limão
Modo de preparo e aplicação:
- Esprema o suco de meio limão.
- Misture o suco de limão com o leite de coco em uma tigela.
- Coloque a mistura na geladeira por uma hora.
- Após lavar o cabelo, aplique a mistura nos fios ainda úmidos, da raiz às pontas.
- Massageie o couro cabeludo para que o produto penetre profundamente.
- Envolva os cabelos com uma touca de banho ou toalha e deixe agir por 30 minutos.
- Enxágue com água morna e lave os cabelos com um xampu suave.
Esse tratamento pode ser feito 1 a 2 vezes por semana, resultando em cabelos mais lisos, hidratados e saudáveis ao longo do tempo.
Conclusões finais:
Apesar das progressivas serem a primeira escolha pra quem deseja os fios lisos e sem frizz, o uso de formol, uma substância proibida pela ANVISA desde 2009 para fins cosméticos, traz sérios riscos à saúde.
Porém, mesmo diante da proibição, testes realizados pela Proteste em 2018 revelaram que 10 das 12 marcas mais vendidas apresentavam irregularidades significativas, incluindo concentrações de formol acima do permitido.
Os perigos associados ao formol são amplamente documentados, variando de queda de cabelo e irritações a queimaduras e reações alérgicas graves.
Entretanto algumas marcas como Zap All Time, Gloss Profissional, Maria Escandalosa e Forever Liss continuam a ter uma forte presença no mercado, o que leva a crer que foram devidamente regularizadas.