PERIGO!

Decreto da ANVISA: 8 escovas progressivas são desmascaradas com formol até no talo e traz alerta máximo

ANVISA decreta contra 8 progressivas com formol acima do permitido (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/ANVISA)

ANVISA decreta contra 8 progressivas com formol acima do permitido (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/ANVISA)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA determina o recolhimento de 8 escovas progressivas desmascaradas por fazer uso de formol, substância extremamente nociva ao cabelo, e essa é a situação

As escovas progressivas têm sido uma das soluções mais procuradas por quem busca cabelos lisos e sem frizz, sendo amplamente utilizadas por homens e mulheres.

No entanto, o uso de formol nesses tratamentos pode representar sérios riscos à saúde. O formol, além de não ser permitido pela ANVISA para uso cosmético, pode desencadear uma série de problemas, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Irregularidades encontradas nas progressivas

De acordo com o portal oficial da ANVISA, a fim de proteger cabeleireiros e consumidores que entram em contato diário com esses produtos, a autarquia baniu o uso excessivo da substância nos produtos com fins cosméticos, desde 2009, como podem ver por aqui*

Porém, em 2018, a Proteste, organização de defesa do consumidor, realizou um estudo com as 12 marcas mais vendidas no mercado brasileiro de escovas progressivas.

O teste avaliou a rotulagem, dosagem de formaldeído e o pH dos produtos. Por fim, o resultado revelou que 8 das 12 marcas apresentaram irregularidades significativas quanto à presença do formol no talo, ou seja, em quantidades abusivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, de acordo com o portal Metrópoles, das 12 marcas analisadas, apenas a Probelle e Portier Unique estavam regulares.

Sobrando assim 8 marcas, que além da presença em excesso do formol, apresentaram:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as marcas mencionadas no relatório estão:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consequências e situação atual

Diante das descobertas, a Proteste solicitou a retirada imediata dos produtos irregulares do mercado para garantir a segurança dos consumidores.

Até o momento, não houve manifestações públicas significativas das marcas envolvidas em resposta ao estudo ou ao pedido de retirada dos produtos, mas, é bom lembrar que o espaço permanece em aberto se assim desejarem.

Além disso, ao que tudo indica, TODAS essas marcas já regularizaram a situação, exceto a Gloss Profissional, uma vez que da lista ela foi a única que não voltou ao mercado.

Essas falhas regulatórias e o uso indevido de substâncias perigosas destacam a necessidade de maior fiscalização e conscientização por parte dos consumidores sobre os riscos potenciais desses tratamentos de alisamento capilar.

Importância das marcas:

Qual alternativa para quem quer alisar sem química?

Apesar das progressivas químicas serem as primeiras opções pra quem quer alisar, diariamente o TV Foco compartilha receitas naturais que podem ajudar no processo de alisamento sem prejudicar os fios nem a saúde.

Entretanto, é bom ter em mente que mesmo sendo uma receita natural, ainda assim, deve-se fazer um teste para evitar alergias ou problemas maiores.

Sendo assim, veja abaixo uma dessas receitas para que você possa fazer ainda hoje:

Ingredientes:

Modo de preparo e aplicação:

  1. Esprema o suco de meio limão.
  2. Misture o suco de limão com o leite de coco em uma tigela.
  3. Coloque a mistura na geladeira por uma hora.
  4. Após lavar o cabelo, aplique a mistura nos fios ainda úmidos, da raiz às pontas.
  5. Massageie o couro cabeludo para que o produto penetre profundamente.
  6. Envolva os cabelos com uma touca de banho ou toalha e deixe agir por 30 minutos.
  7. Enxágue com água morna e lave os cabelos com um xampu suave.

Esse tratamento pode ser feito 1 a 2 vezes por semana, resultando em cabelos mais lisos, hidratados e saudáveis ao longo do tempo.

Conclusões finais:

Apesar das progressivas serem a primeira escolha pra quem deseja os fios lisos e sem frizz, o uso de formol, uma substância proibida pela ANVISA desde 2009 para fins cosméticos, traz sérios riscos à saúde.

Porém, mesmo diante da proibição, testes realizados pela Proteste em 2018 revelaram que 10 das 12 marcas mais vendidas apresentavam irregularidades significativas, incluindo concentrações de formol acima do permitido.

Os perigos associados ao formol são amplamente documentados, variando de queda de cabelo e irritações a queimaduras e reações alérgicas graves.

Entretanto algumas marcas como Zap All Time, Gloss Profissional, Maria Escandalosa e Forever Liss continuam a ter uma forte presença no mercado, o que leva a crer que foram devidamente regularizadas.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile