ALERTA!
Bactéria fatal: Anvisa decreta proibição contra 3 marcas de carne, salsicha e +1 popular
05/09/2024 às 18h54
A autarquia surpreendeu ao decretar proibição contra 3 marcas importantes de carne, salsicha e frango. Os produtos estavam irregulares e com contaminação por bactéria fatas e pelo de rato
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pelo controle de qualidade e segurança de diversos produtos e serviços no Brasil. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição 3 marcas de carne, salsicha e mais uma bastante popular de frango, devido à contaminação com bactéria fatal e pelo de rato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É muito importante ressaltar a excelente atuação da Anvisa, bem como dos órgãos de Vigilância Sanitária, visto que sem fiscalização e regulação da autarquia e dos órgãos os brasileiros consumiriam produtos extremamente nocivos à saúde, inclusive alguns que poderiam ser fatais. Principalmente no que diz respeito as carnes e as misturas como a salsicha e o frango.
A seguir, confira todos os detalhes sobre cada marca proibida pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Salsicha
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 1° de dezembro de 2023, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso, e comunicava o recolhimento do lote 18/10/2023 (validade 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada. O produto pertence à marca Carrer Alimentos, da empresa Carrer Alimentos LTDA.
Segundo a fonte, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes. A bactéria pode causar infecção intrauterina, corioamnionite, parto prematuro, aborto espontâneo, entre outras coisas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por se tratar de um recolhimento voluntário, os outros produtos seguiram sendo comercializados normalmente. A Carrer Alimentos declarou em comunicado ao portal Notícias Concursos na época. “Estamos comprometidos com a segurança dos alimentos e a satisfação dos nossos clientes. Tomamos todas as medidas necessárias para resolver a situação e garantir que isso não aconteça novamente”.
A Carrer Alimentos
A Carrer Alimentos Iniciou suas atividades em 11 de maio de 1999 na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Na época contava com aproximadamente 50 colaboradores e atualmente são mais de 850 pessoas que atuam diretamente no crescimento constante da empresa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco máximo: ANVISA baixa facão e proíbe queridinho n°1 contra as rugas das 50+
● Donas de casa em alerta: ANVISA baixa facão e proíbe 13 produtos de limpeza populares após descoberta
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
Os colaboradores atuam em uma produção verticalizada, desde a criação de matrizes, produção de ovos férteis, incubação, pintos de 1 dia, criação de frangos de corte, fábrica de rações balanceadas, abatedouro, sala de cortes, subprodutos e embutidos, garantindo assim o controle integral da qualidade do processo de seus produtos.
Frango
Segundo o portal da Anvisa, outra suspensão ocorreu conta a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. A decisão foi tomada através da resolução n° 587, de 09 de fevereiro de 2024.
De acordo com a fonte, a medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa, segundo informou o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária devido à detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Mas, nossa matéria permanece em aberto para atualização. No entanto, vale destacar que, como o caso ocorreu pontualmente, os demais produtos da marca encontram-se em perfeitas condições de comercialização e uso.
A Granja Brasília Agroindustrial Avícola
Desde sua origem há mais de meio século, a Granja Brasília tem sido uma fonte de sabor autêntico e qualidade inigualável. Fundada por Avelino Augusto dos Santos, nosso patriarca visionário e determinado, nossa jornada começou com um sonho simples: fornecer alimentos de alta qualidade para o Brasil.
Carne
Por fim, podemos citar a proibição da Anvisa contra a Carne Congelada de Bovino Sem Osso — Cupim marca Cedro Alimentos, no dia 9 de fevereiro deste ano. Conforme a agência, foi cravado a suspensão de uso, comercialização e distribuição do lote n° 13012024 do produto, fabricado em 13/01/2024, prazo de validade: 12/01/2026. Na ocasião, o órgão federal explicou o motivo.
Eles informaram que a motivação se deu devido à detecção de contaminação pela bactéria Escherichia coli, essa que pode causar diversas infecções. A notícia, vale lembrar, pegou muitas pessoas completamente de surpresa, uma vez que a marca é bastante querida entre os consumidores. Principalmente, por sempre se preocupar com a qualidade de seus produtos.
Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular. Apesar disso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
A Cedro Alimentos
A empresa Cedro Alimentos, trata-se de uma grande empresa brasileira. O empreendimento foi fundado em 21/11/2019 e com razão social Cm de Oliveira LTDA, está localizada na cidade Inhumas do estado Goiás. Sua atividade principal, conforme a Receita Federal, é Frigorífico – abate de bovinos. Sua situação cadastral até o momento é Ativa.
Como saber se o produto tem registro na Anvisa?
Segundo o portal ‘Gov.br’, para descobrir se um produto está realmente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), basta acessar o ‘Sistema de Consultas’ do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.