ALERTA!

Substância fatal e vidro: Anvisa decreta proibição contra 3 marcas populares de café, farinha e chocolate

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa proíbe 3 marcas populares de café, farinha e chocolate (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se surpreenda ao saber tudo sobre a proibição da Anvisa contra 3 marcas alimentícias muito famosas de café, farinha e chocolate após polêmica com a presença de uma substância fatal e vidro em produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de diversos produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos sobre a proibição do órgão contra 3 marcas muito populares de café, farinha e chocolate após a constatação da presença de substância fatal e vidro.

Estamos falando sobre 3 produtos bastante consumidos no dia a dia dos brasileiros, isso porque praticamente todo mundo toma café todos os dias, além de consumirem a farinha em diversos tipos de alimentos, como em empanados, e o chocolate, que anualmente são consumidas toneladas no Brasil. Disto isso, é importante mencionar a importância da atuação da Anvisa, visto a proximidade dos consumidores dos alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, segundo as informações divulgadas pelo portal oficial da Vigilância Sanitária de SC, no dia 29 de março de 2023, a Anvisa proibiu e retirou dos mercados o lote nº 495 do Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, pois foram encontrados fragmentos de vidro no produto, que causariam danos graves aos consumidores devido o alto consumo da bebida no país.

Por se tratar de uma marca grande, o órgão logo agiu e retirou o produto dos mercados. Vale dizer que, conforme apurações realizadas pela Redação do TV Foco, não foram encontrados pronunciamentos da marca Café da Terra sobre o caso. Destacando que a proibição foi somente ao lote citado, com todos os outros produtos livres para serem consumidos, sem riscos a população.

Chocolate com substância perigosa na composição

Ainda segundo a fonte, a Anvisa informou em 8 de setembro de 2023, a interdição cautelar do lote nº 210323 do produto Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA. A medida foi provocada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio, conforme um laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, o cádmio é uma substância prejudicial à saúde. Ele é um metal pesado, portanto tóxico de acordo com informações do Imetro. No ser humano, pode causar toxicidade nos rins e nos ossos. A exposição crônica também pode estar associada ao câncer de pulmão e enfisema, afetar vários órgãos como o fígado também.

Segundo as informações, se tratou de um caso isolado, sendo assim, atualmente a empresa já voltou a comercializar normalmente o produto citado acima, estando disponível em anúncios do Google Shopping, além de que seus outros produtos sempre estiveram em mercado. Não foi encontrado manifestação da empresa sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Farinha proibida

Por fim, conforme informações da Vigilância Sanitária de SC, datadas de 05 de janeiro deste ano, a Farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, amada pelas donas de casa, infelizmente também teve um lote, com data de validade 25/11/2024, totalmente suspenso de circulação pela Anvisa, devido à contaminação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme as informações divulgadas pelo órgão, a produção da farinha ocorreu durante um período de reformas estruturais no estabelecimento, e assim os produtos fabricados naquele período estariam expostos à contaminação química e física, sendo um grande risco se consumido pelos compradores.

Segundo a Anvisa, a Alfa Alimentos se manifestou sobre o ocorrido, mostraremos a seguir o pronunciamento. Destacando que o resto dos lotes não foram proibidos, com as farinhas da marca sendo encontradas normalmente em mercadinhos e lojas virtuais.

Pronunciamento da Alfa

“A indústria alimentícia Alfa ltda informa aos consumidores que o produto mistura flocada para empanados (panko), da marca alfa alimentos, com a data de validade 25/11/2024, conteúdo líquido 1.000 g em embalagem plástica, será recolhido do mercado consumidor”.

“Esta medida decorre do fato que a produção deste produto ocorreu em um momento em que nossa fábrica estava passando por reformas estruturais para adequação à legislação vigente. Solicitamos aos consumidores que possuam esses produtos que entrem em contato com a indústria alimentícia alfa ltda para que seja agendada a sua substituição”.

“A troca será realizada sem custos adicionais, como parte do nosso compromisso com a satisfação e segurança do cliente. É importante destacar que, embora não tenhamos identificado evidências de contaminação nos produtos afetados, existe a possibilidade de risco à saúde dos consumidores. A produção durante as reformas estruturais poderiam potencialmente levar a contaminações químicas ou físicas do produto, o que pode acarretar riscos variados à saúde”,

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile